Pages

Monday, November 17, 2014

GADGET PARADE

COSTUMO RESENHAR GADGETS E APARELHOS QUE LIGAM E CONECTAM EM GERAL AQUI, SEM NENHUMA CONEXAO COM FABRICANTES. SÃO TRECOS QUE EU COMPRO, USO E TESTO, NA PRÁTICA:

CAFETEIRA DOLCE GUSTO = PRIMA POP DA NESPRESSO, JA QUE SÃO DA MESMA NESTLE (MAS CADA PAIS FABRICA A MAQUINA COM UMA EMPRESA DIFERENTE. NO BR, É DA ARNO). CONTUDO. A DOLCE GUSTO CUSTA A METADE (O VALOR MUNDIAL EM DOLAR DÁ UNS $300 EM REAIS) DO QUE UMA NESPRESSO BASICA, E NAO FAZ APENAS CAFÉS. ALEM DOS ESPRESSOS DE SEMPRE (TEM ATE UM COM CARAMELO), A DG USA TBM CAPSULAS DE CHÁS (QUENTES E FRIOS), NESCAU E UMA VARIEDADE DE COMBINAÇÕES DE CAFES COM LEITE E DERIVADOS (ALGUNS COM ESPUMINHA). ALEM DO MAIS, O DESIGN DA DOLCE GUSTO É MAIS BACANA (PARECE UM PINGUIM). E VC ENCONTRA AS CAPSULAS NA MAIORIA DOS SUPERMERCADOS, O Q N ROLA COM SUA VERSÃO HIPSTER, SÓ TEM NA LOJA OFICIAL OU PELA INTERNET. USO HA CERCA DE DOIS MESES E NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR. ESQUENTA RAPIDO, DESLIGA SOZINHA, MAS NÃO É AUTOMÁTICA, VC ACOMPANHA O PREPARO.


PROS: BARATA, BONITA, FACIL DE USAR E DE ENCONTRAR CAPSULAS.
CONS: NAO TEM RESERVATORIO PARA CAPSULAS USADAS.
*USE-A NUMA SUPERFICIE PLANA E FIXA, PQ ELA VIBRA.


=======================


POWER BANK XING-LING = COM O USO CONSTANTE DE SMARTS E TABLETS, LA SE VAI A BATERIA RAPIDINHO. MEU MOTO G ATE QUE DURA BASTANTE (UM DIA E MEIO, CERCA DE 32 HORAS, NUNCA TIVE UM CELL COM BATERIA TAO BOA!), O LANCE AGORA É TER NA BOLSA/MOCHILA UM POWER BANK PRA UMA CARGA EXTRA DE EMERGENCIA. ACHEI NA CIDADE UM GENERICO QUE CUSTA NA BASE DE $20 (JA VI POR $17) E DA UMA CARGA COMPLETA. TESTEI NO MEU MOTO G E CARREGOU RAPIDINHO. MAS DEI PARA MA BABE, CUJO PHONE MAÇÃ ACABA CARGA MAIS RAPIDO QUE O MOTO. O GENERICO, VEM COM TRES TIPOS DE CABINHOS, QUE ENTRAM NO APARELHO APPLE, NOS ANDROIDS (INCLUSIVE OS SAMSUNG GALAXY) E EM TABLETS EM GERAL. CARREGA NA USB OU NA TOMADA EM CERCA DE QUATRO HORAS.



*$20 EM MEDIA, CONTRA OS $100+ DOS DE MARCA...


========================


IPTV = DEPOIS DE USAR E APROVAR UM SATELITE RECEIVER COM IPTV, DESCOLEI UM APARELHO DEDICADO, QUE VEM COM MUITO MAIS CANAIS (DEPENDENDO DA ATUALIZAÇÃO/VERSÃO). JA FALEI DO ASSUNTO AQUI. EM VEZ DE VC ASSISTIR TV DO MODO NORMAL (AR, CABO, SATELITE OU MESMO VIA INTERNET NO LAP/PC), VC LIGA ESSA BOX NO WI-FI OU CABO DE REDE E TEM ACESSO A CANAIS DO MUNDO INTEIRO QUE ESTAO NO MODO IP, VIA INTERNET (E TBM A SERVIÇOS COMO RSS DE NOTICIAS, YOUTUBE, PREVISAO DO TEMPO ETC). COMO OS APARELHOS VEM DA CHINA, TEM MUITOS CANAIS DE LÁ OU DE PAISES ARABES, MAS TBM EUROPEUS. A SELEÇAO DEPENDE DAS ATUALIZAÇÕES. MAS VC PODE INSERIR OS ENDEREÇOS MANUALMENTE E TER OUTROS CANAIS QUE TRANSMITEM ONLINE/STREAMING. É BOM PRA DIVERSIFICAR, E PRA QUEM NÃO TEM NENHUM TIPO DE SERVIÇO DE TV PAGA (OS DECOS NACIONAIS INCLUEM ALGUNS CANAIS MAIS POPULARES PAGOS E ABERTOS NA LISTA). ANDO VENDO UNS CANAIS DO CANADÁ E OUTROS DA INDIA (EM INGLES) BEM LEGAIS. CADA APARELHO TEM SUAS DIFERENÇAS.



*ATT: NEM TODOS OS APARELHOS SIMILARES VEM COM ANTENA WI-FI, MAS ESTAS CUSTAM CERCA DE R$50 NA INTERNET.




===========================


BARBEADOR RECARREGAVEL SECO/MOLHADO PANASONIC = JA TIVE VARIOS SHAVERS DO GENERO, A MAIORIA BRAUN (PRINCIPALMENTE OS POCKET, BONS PRA SE LEVAR EM VIAGENS, MAS DESCARTAVEIS, LAMINA GASTA RAPIDO E NAO VALIA A PENA COMPRAR NOVA, PREÇO DO APARELHO; ODEIO ESSA POLITICA POLUIDORA DO DESCARTE, MAS NAO TEM JEITO AS VZS), MAS O MEU ANTERIOR FOI UM PANASONIC, DO QUAL GOSTEI MUITO. USEI POR UNS BONS TRES ANOS (E AINDA TA FUNCIONANDO). MAS, NA ULTIMA VIAGEM, DESCOLEI NO FREE SHOP DE SANTIAGO DO CHILE POR US$80 (EQUIVALENTE NA EPOCA A R$160; SIMILARES AQUI CUSTAM MAIS DE $300) UM MODELO MAIS RECENTE PANASONIC, QUE PERMITE QUE VC BARBEIE A SECO OU USANDO AGUA E ESPUMA DE BARBEAR. NUNCA TIVE UM CORTE TAO SUAVE QUANTO COM ESTE APARELHO (EMBORA O MEU ANTERIOR FOSSE WET/DRY, ELE NAO PERMITIA USO DE ESPUMA), PRINCIPALMENTE USANDO CREME. É CLARO QUE NEM O MAIS TOP BARBEADOR ARRANCA TODOS OS PELINHOS, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE FICAM NA AREA DA GARGANTA (FAÇO ACABAMENTO COM LAMINA QUANDO PRECISO FICAR IMPECÁVEL =)). ALEM DE CARREGAR RAPIDO E DURAR UMA SEMANA COM USOS DIARIOS (HA UM MEDIDOR DIGITAL NA BASE QUE AVISA EM QUANTO ESTA A CARGA). A PEGADA É BEM ERGONÔMICA. VEM COM BOLSA PRA VIAGEM.



PROS: CARREGA RAPIDO, LEVE, CABEÇA FLUTUANTE, ÓTIMAS LAMINAS.
CONS: NAO TEM BASE PRA CARREGAR, VC ENFIA O CABO NA TOMADA

*MODELOS COM DESIGN DIFERENTE (UMA LUZINHA OU VISOR COM BACKLIGHT) CUSTAM $100/200 A MAIS, E O RESULTADO FINAL É O MESMO. HA TBM OS SEM VISORES DE CARGA, QUE CUSTAM MENOS. MAS, O QUE IMPORTA É A LAMINA, QUE É IGUAL EM TODOS OS MODELOS...



Thursday, November 06, 2014

UM EVENTO NO HORIZONTE




CHRISTOPHER NOLAN NÃO DÁ PONTO SEM NÓ. OS ROTEIROS QUE CRIA, JUNTO COM SEU IRMÃO, JONATHAN, SÃO EXTREMAMENTE ENGENHOSOS E REDONDOS. EM COMUM, ELES TEM POR BASE A ILUSÃO, O TEMPO, A LEMBRANÇA, A PSIQUE DOS PERSONAGENS, SEJA NOS TRUQUES DE MÁGICA DE 'THE PRESTIGE', NAS MEMÓRIAS RECONSTRUÍDAS DE 'MEMENTO', NO ID DOS PERSONAGENS EM 'INCEPTION'. EM 'INTERSTELLAR' ESTES ELEMENTOS ESTÃO TODOS LÁ. NÃO DE UMA FORMA TOTALMENTE INEDITA E ORIGINAL, COMO EM 'INCEPTION', MAS EMULANDO OUTROS SCI-FI ALGO 'CABEÇA', BASEADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS/FILOSÓFICOS, COMO 'SOLARIS', 'O ENIGMA DO HORIZONTE' OU MESMO '2001', COM O QUAL ELE NAO QUER SER COMPARADO, MAS CUJA TRILHA DE HANS ZIMMER INSISTE EM NOS LEMBRAR, COM ACORDES FORTES DE ÓRGÃO. NÃO É CIENCIA PURA (NEM PODERIA), MAS TAMBEM NAO É SCI-FI PIPOCA DIVIDE OPINIÕES QUANDO ACABA.



 NAO VOU ENTRAR NOS DETALHES DA TRAMA (ALIAS, NAO VI, NEM LI NADA SOBRE O FILME ATE ASSISTI-LO, MAL SABIA DO ELENCO, É UMA BOA DICA PRA IR MAIS FUNDO NELE), PQ É DIFICIL DISCORRER SOBRE, SEM ENTREGAR PONTOS-CHAVE. MAS, GROSSO MODO, É SOBRE O FUTURO DA TERRA, DA HUMANIDADE. FICAREMOS SEM RECURSOS EM BREVE. E NÃO TEMOS PARA ONDE IR. QUAL A PORTA DE ESCAPE, O PLANO B? O ESPAÇO. MAS, COMO ALCANÇAR OUTRO PLANETA QUE POSSA NOS RECEBER? MUITO DIFÍCIL. MAS NÃO IMPOSSÍVEL (ATE PQ, HABITAMOS NOSSO PLANETA HA BEM POUCO, NA ESCALA GERAL DE TEMPO, E NADA IMPEDE QUE MIGREMOS PRA OUTRO NO FUTURO). ESSA É A MISSÃO DE UM GRUPO DE CIENTISTAS/ASTRONAUTAS. E, COMO SABEMOS QUE O TEMPO É RELATIVO, NESSA JORNADA, A TERRA QUE ELES DEIXARAM NAO SERÁ A MESMA QUANDO ELES VOLTAREM. NAO PODEMOS IR PARA O PASSADO, COMO O PROPRIO EINSTEIN NOTOU EM SUA TEORIA DA RELATIVIDADE (DAI A IMPOSSIBILIDADE DE UMA MÁQUINA DO TEMPO), MAS, DE ACORDO COM A TEORIA DOS WORMHOLES (ESTA, NAO COMPROVADA AINDA, COMO A DA RELATIVIDADE), PODE SER POSSIVEL IR PARA UM PONTO DISTANTE, NUM PULO ESPAÇO-TEMPO, PEGAR UM ATALHO, E VOLTAR NUM TEMPO DIFERENTE. QUE É O QUE ACONTECE NO FILME.



  PRA QUEM É ESCOLADO EM SCI-FI, INEVITÁVEL NAO LEMBRAR DO POUCO VISTO 'EVENT HORIZON', QUE EXPUNHA ALGUNS PONTOS TRATADOS PELOS NOLAN EM 'INTERSTELLAR', SÓ QUE COM UM VIÉS DE FILME DE TERROR; RECORDAR DE 'SOLARIS', DE TARKOVSKI, E PENSAR EM '2001 (CITADO EM VARIOS MOMENTOS, ATE NUMA PIADINHA ENVOLVENDO UMA LUZ VEMELHA), QUE, DE RESTO, É A MATRIZ PARA TODO E QUALQUER FILME QUE QUEIRA LEVAR A FICÇÃO-CIENTÍFICA A SÉRIO (SENDO MAIS CIENCIA DO QUE FICÇÃO). O PRINCIPAL É QUE NOLAN NOS FAZ PENSAR QUE, SE NAO HÁ UM GRANDE ESQUEMA, UM DEUS EM ALGUM LUGAR PARA NOS AJUDAR, SÓ O MILAGRE DA INTELIGENCIA HUMANA PODERÁ, UM DIA, NOS LEVAR PARA ALÉM DAS ESTRELAS. A PRETENSÃO DOS NOLAN AS VZS DERRAPA PELO CAMINHO, E A CIENCIA NAO É PRECISA. AFINAL, É CINEMA.

REVI NUMA SESSÃO COM PLATEIA, NAO CABINE DE CRITICOS, E A REAÇAÕ GERAL NO FINAL É DE PRAZER E RAIVA, SUSCITA COMENTÁRIOS DIVERSOS, JA QUE ELE NAO TEM O MESMO APELO DE 'GRAVITY'. NEM É O TIPO DE FILME QUE TEM UM CIENTISTA LOUCO (TIPO UM DOC BROWN), QUE EXPLICA TUDO...




Sunday, October 26, 2014

VIOLENTAMENTE ENGRAÇADO


AGORA QUE JA PASSOU O FINDE, E MUITOS DE VCS JA ASSISTIRAM, COMENTAREI AQUI O FILME ARGENTINO 'RELATOS SALVAJES', PRA MIM, UM DOS MELHORES DO ANO. EM CARTAZ HA DOIS MESES NA ARGENTINA, ELE JÁ É O CAMPEÃO DE BILHETERIA DO ANO LÁ, E SERÁ O FILME PORTENHO INDICADO PARA CONCORRER AO OSCAR DE PELÍCULA ESTRANGEIRA. TEM GRANDES CHANCES DE GANHAR.



   COMO TODO BOM FILME ARGENTINO, ESTE TAMBÉM TEM O INFALÍVEL RICARDO DARÍN. MAS O FILME -- DIVIDIDO EM SEIS EPISÓDIOS -- É TÃO BOM, QUE MESMO O CAPITULO COM DARIN SENDO UM DOS MELHORES, ELE FICA EM PÉ DE IGUALDADE COM OS DEMAIS. SOBRETUDO COM O CAPITULO FINAL, COM UMA NOIVA IRADA FEITA COM SANGUE, SUOR E LAGRIMAS POR ERICA RIVAS, DA QUAL JA VIREI FÃ. EM TODOS OS CONTOS MOSTRADOS, EM COMUM O FATOR 'PERDA DE CONTROLE' E 'VINGANÇA' ESTÁ PRESENTE, EM EPISÓDIOS PELOS QUAIS TODOS NÓS JÁ PASSAMOS, DE UM MODO OU DE OUTRO. O ESPECTADOR LEVA SUCESSIVOS SOCOS NA BOCA DO ESTOMAGO, MAS NUNCA DEIXA DE RIR NERVOSO, PQ O HUMOR NEGRO É FORTE.



  ROTEIRIZADO E DIRIGIDO POR DAMIÁN SZIFRÓN, 'RELATOS SELVAGENS', COMO CINEMA, É PRIMOROSO. DA FOTOGRAFIA ADEQUADA PARA CADA EPISODIO, AO ROTEIRO AMARRADINHO, PASSANDO PELA ESPETACULAR CAPTAÇÃO DE SOM (E COM TRILHA DO OSCARIZADO GUSTAVO SANTAOLALLA, DO BAJOFONDO) E ÓTIMAS PERFORMANCES DE TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS. É UM FILME DE QUALIDADE INTERNACIONAL, NAO APENAS PARA O MERCADO LATINO, COM PRODUÇÃO DA EL DESEO, DOS IRMAOS AUGUSTIN E PEDRO ALMODOVAR. ALIAS, O HILÁRIO EPISODIO DE ABERTURA/PROLOGO DO FILME, PARECE UMA EXTENSÃO DO ULTIMO FILME DO PEDRITO, 'AMANTES PASSAGEIROS'. SÓ QUE MELHOR.



   NOS SEIS EPISÓDIOS ACOMPANHAMOS CONTOS SOBRE VINGANÇA (PESSOAL OU CONTRA O 'SISTEMA'), REVOLTA SOCIAL, ACERTOS DE CONTAS, CORRUPÇÃO, SELVAGERIA COTIDIANA, QUE VARIAM DO HUMOR AO DRAMA, BEIRANDO AS VZS AO QUASE TERROR, QUE PODEM NAUSEAR ALGUNS, MAS PROVOCA EMOÇÕES GENUÍNAS NA PLATEIA, QUE NUNCA FICA ENTEDIADA. É UM TRABALHO SÓLIDO, QUE MOSTRA QUE OS ARGENTINOS (QUE JÁ GANHARAM DOIS OSCAR) SABEM QUE CINEMA É CINEMA, TV É TV. FICA A DICA PARA A MAIORIA DOS DIRETORES DE CINEMA  BRASILEIROS, QUE, PARECE, AINDA NÃO SE TOCARAM DISSO.



*VOU TIRAR O ATRASO E CORRER ATRAS DOS TRES FILMES ANTERIORES DO DIRETOR. SE FOREM TAO BONS QUANTO ESTE...
Monday, October 20, 2014

A VIDA COMO ELA É...



 'BOYHOOD', O NOVO FILME DO RICHARD LINKLATER (DAZED & CONFUSED), É UMA EXPERIENCIA UNICA NO CINEMA MUNDIAL. AO LONGO DE 13 ANOS, O DIRETOR E UM GRUPO DE ATORES SE COMPROMETERAM A, TODO ANO, SE REUNIREM POR UM OU DOIS MESES E GRAVAREM CENAS DE UM FILME QUE ACOMPANHA UM MENINO, MASON (ELLAR COLTRANE) DA INFANCIA AO FIM DA ADOLESCENCIA, DOS 5 AOS 18 ANOS. ALÉM DE ELLAR, ESTÃO NESSA EMPREITADA, O VELHO CONHECIDO DE LINKLATER, ETHAN HAWKE (QUE ESTÁ NAQUELA TRILOGIA DE FILMES DO DIRETOR QUE ACOMPANHOU UM CASAL -- FORMADO POR JULIE DELPY -- DURANTE 19 ANOS, AMANHECER/ENTARDECER/ANOITECER), PATRICIA ARQUETTE (COMO A MÃE) E A FILHA DO DIRETOR, LORELEI, QUE SAIU-SE EXCEPCIONALMENTE BEM NA TELA.



   É O MAIS PRÓXIMO DE VIDA REAL QUE JÁ VIMOS NO CINEMA. PORQUE, MESMO OS DOCUMENTARIOS, CARREGAM A VISAO E POSIÇAO DE SEU DIRETOR, PODENDO SER MANIPULADOS. AQUI, É SIMPLESMENTE, A VIDA COMO ELA É, PARA UM JOVEM BRANCO, AMERICANO, CRIADO NUMA CIDADEZINHA DO TEXAS. FORA ISSO, O QUE ELE EXPERIENCIA E SENTE É QUASE O MESMO QUE QUALQUER GAROTO DO MUNDO OCIDENTAL PERCEBERIA/VIVENCIARIA. COM A DIFERENÇA QUE, MESMO NA CRISE, A VIDA É MAIS FACIL PARA QUEM VIVE NOS EUA (E É BRANCO). EM TERMOS GERAIS, É UM TÉDIO. O COTIDIANO, O DIA A DIA, É CHATO E SEM GRAÇA. NAO É COMO VEMOS NOS FILMES E NAS NOVELAS. A MENOS QUE VOCE SEJA UM HOLLYWOOD KID OU TENHA UMA VIDA FORA DO COMUM. EM CERCA DE TRES HORAS DE FILME, NADA REALMENTE ACONTECE, ALEM DE VERMOS O PERSONAGEM CRESCER. MAS, ACONTECE DE TUDO, TODAS AS EMOÇÕES E SENSAÇÕES. REAIS.



  ENTAO, PQ VALE A PENA VER? JUSTAMENTE POR ISSO. ACOMPANHAR UMA CAPSULA DO TEMPO, UMA EXPERIENCIA. TIPO: O FILME ABRE NOS ANOS 90, COM UMA CANÇÃO DO COLDPLAY, E FECHA COM UMA BELISSIMA SONG DO ARCADE FIRE, 'DEEP BLUE'. MOSTRA UMA PATRICIA ARQUETTE AINDA SUPER GATA E COM UM CORPO BEM DELINEADO, DEPOIS, APRESENTA A MESMA MULHER JÁ MEIO FORA DE FORMA, ATÉ ALCANÇAR UMA BELEZA MADURA (E DE COMO O HOMEM ENVELHECE MELHOR DO QUE A MULHER, ETHAN SOH GANHA CABELOS BRANCOS). EXIBE A DIFERENÇA GRITANTE QUE HÁ ENTRE UMA MENINA E UM MENINO. A GAROTA CRESCE E SE DESENVOLVE BEM MAIS RAPIDO QUE O MENINO. A TECNOLOGIA EM VOLTA EVOLUI DE VERDADE, NAO É FRUTO DO TRABALHO DO DESIGN PRODUCER. DOS CELULARES FLIP MOTOROLA AOS SMARTPHONES, DO PRIMEIRO X-BOX AO NINTENDO WII, DA TV DE TUBO AS DE TELAS FINAS. MAS, APESAR DE TUDO ISSO, ADOLESCER É SEMPRE IGUAL: TÉDIO, FALTA DE PERSPECTIVAS, DESILUSÕES AMOROSAS, DESCOBERTAS, INCERTEZAS.



   É NISSO, SOBRETUDO, QUE 'BOYHOOD' NOS PEGA. AO DEIXAR CLARO QUE A VIDA É BELA, MAS É UM TÉDIO, QUE NADA REALMENTE ACONTECE NO COTIDIANO, E QUE A UNICA CERTEZA QUE TEMOS É QUE, UM DIA, ISSO TUDO VAI ACABAR IGUAL PARA TODOS, ESTEJA NO TEXAS, BRASIL OU NA ÁFRICA, SEJA BRANCO OU NEGRO, ATEU OU RELIGIOSO, RICO OU POBRE. ENTÃO, COMO COMENTA O PERSONAGEM NO FINAL: NAO APENAS APROVEITE A VIDA, DEIXE A VIDA TBM SE APROVEITAR DE VC UM POUCO. NAO HA NADA QUE POSSAMOS FAZER PARA CONTROLAR O IMPONDERÁVEL. E, PARA QUEM É PAI, COMO EU, A VIAGEM FICA AINDA MAIS COMPLETA (CONFESSO QUE CHOREI EM VARIAS CENAS, TANTO ME VENDO NO GAROTO, COMO VENDO O MEU FILHO NELE). PARA O ESPECTADOR EM GERAL, UM FILME COMO JAMAIS FOI FEITO, QUE JAMAIS SE VIU IGUAL. ENTÃO, APROVEITE ESSA VIAGEM INÉDITA...

Tuesday, October 07, 2014

LA BAMBA





  UMA DAS MINHAS DESCOBERTAS MUSICAIS (TARDIAS) QUANDO ESTIVE NO CHILE RECENTEMENTE, FOI FRANCISCA VALENZUELA. DIGO TARDIA PQ, DESDE 2007, A CHICA-- QUE TEM 27 ANOS -- JÁ LANÇOU TRES ALBUNS, SENDO O MAIS RECENTE 'TAJO ABIERTO', O QUE ESTAVA SENDO LANÇADO QNDO ESTIVE EM STGO. E VALEU A DESCOBERTA, QUE VEIO ATRAVES DE UM CLIPE, VISTO NO CANAL MUSICAL BANG TV. MAS ELA, QUE NASCEU EM SAN FRANCISCO (SERÁ DAI QUE VEM SEU NOME?), CALIFORNIA (EUA), ALEM DE CANTAR, TAMBÉM É ESTILISTA E POETA.



   NO COMEÇO DA DÉCADA PASSADA, A PRIMEIRA VEZ QUE ESTIVE NO CHILE, CHAMAVA A ATENÇÃO UMA OUTRA JOVEM CANTORA, A ARGENTINA ERICA GARCIA, QUE ESTAVA COM UM CLIPE DE ALTISSIMA ROTAÇÃO NA MTV LATINA, 'POSITIVA' (QUE FOI INCORPORADA EM SHOWS DE MADAME MIN NO BRASIL, POR UMA DICA QUE DEI PARA A AMIGA PORTENHA-BRASILEIRA MARIANA EVA). EM COMUM ENTRE UMA E OUTRA UM APPROACH DIFERENTE AO POP/ROCK, COM ELEMENTOS QUE INCORPORAVAM ALGO DA MODERNA ELETRONICA. DE FATO, A SONORIDADE ROCKER CHILENA CAI MAIS PARA ESSE LADO, ATÉ HJ. MAS, OUVINDO OS TRES DISCOS DE FRANCISCA EM SEQUENCIA, NOTAMOS UMA EVOLUÇÃO DA BALADA A LA TORI AMOS/FIONA APPLE (QUE, COMO ESTAS, ELA COMPOE E TOCA AO PIANO), ATÉ O POP DE TINTAS MAIS DANCE/RADIOFONICOS.



  COMPARADO COM O QUE VEMOS NO BRASIL (ATE EM TERMOS DE PRODUÇÃO), TANTO ERICA, HA MAIS DE UMA DÉCADA, QUANTO FRANCISCA, ATUALMENTE, VÃO MUITO ALEM DO QUE SE FAZ POR AQUI, SONORAMENTE, CRIANDO UMA LINGUAGEM MAIS UNIVERSAL. AQUI, OU TEMOS PITTY (A UNICA CANTORA SAIDA DO ROCK PESADO QUE VIROU MAINSTREAM) OU CANTORAS SUB-MADONNA E POPOZUDAS. RARAS EXCEÇÕES PARA AS MENINAS DA NOVA MPB, MAS QUE AINDA SOAM UM BOCADO ANTIQUADAS, SE COMPARADAS COM AS LATINAS. ASSIM COMO OS CARAS QUEREM SER OS NOVOS CAÊS (OU SEREM ABENÇOADOS POR ELE, ISSO NAO ACABA NUNCA), AS MENINAS SEMPRE PARECEM SUB-GALS OU BETHANINHAS, EM VEZ DE PROCURAR SEREM ELAS E INFLUENCIAR AS QUE VIRÃO...



   QUANDO VC OUVE VALENZUELA (SACARAM A CONEXÃO COM RICHIE VALENZ, DAI MEU TITULO?), VOCE IMAGINA QUE, SE FOSSE EM INGLES (E, SUPONHO QUE ELA DEVA LANÇAR TRACKS ASSIM, JA QUE DOMINA O IDIOMA), AQUELE SOM ESTARIA ROLANDO NUMA RADIO TOP INGLESA, NUMA BOA, SEM SOAR 'EXOTICA' OU DE NICHO, COMO SOA A MPB. NAO CHEGA A SER LILY ALLEN, MAS TBM NAO É LADY GAGA. PROVA É QUE FRANCISCA SE APRESENTA EM FESTIVAIS COMO O SXSW, NOS EUA, DE PLATEIA INDIE; E, NO CHILE, CONSEGUIU EMPLACAR DISCOS DE OURO E PLATINA COM TODOS OS SEUS ÁLBUNS, NESTES TEMPOS EM QUE NÃO SE VENDE MAIS DISCOS. E, APESAR DE VECINA, NUNCA VEIO AO BRASIL, QUE EU SAIBA. QUANDO VIER, QUERO ESTAR LA NA PRIMEIRA FILA, APRECIANDO...

*ABAIXO, PARA RECORDAR, ERICA GARCIA:

Wednesday, September 10, 2014

CHI-CHI-CHI! LE-LE-LE! (STGO)

  ESTIVE PELA PRIMEIRA VEZ NO CHILE HA 12 ANOS. NA EPOCA, SANTIAGO NAO ME IMPRESSIONOU. ATE PQ, MAL PASSEI PELA CIDADE, FUI EM FERIAS DE INVERNO, EM BUSCA DE NEVE, QUE ENCONTREI AO PÉ DO VULCÃO VILLARICA, EM PUCÓN. MAS, JA ME CHAMOU A ATENÇÃO NA ÉPOCA, UM PAIS QUE FLORESCIA A OLHOS VISTOS. 12 ANOS DEPOIS, SANTIAGO É UMA CIDADE DIFERENTE. MUDOU, PRA MELHOR, DA ÁGUA PARA O VINHO. ESTÁ SUPER MODERNA, SOFISTICADA, DE FAZER PAR COM QUALQUER CIDADE EUROPEIA, SÓ QUE COM A EFICIENCIA E O PADRÃO AMERICANO DE SERVIR. PRA NOSOTROS AQUI DO BAGUNÇADO BRASIL, IMPRESSIONA COMO ELES SAO EDUCADOS, CORRETOS, COMO TUDO FUNCIONA A CONTENTO. DO CARRO QUE SEMPRE DA PRIORIDADE AO PEDESTRE (NAO IMPORTA ONDE NEM QUANDO) AO ATENDENTE DA LOJINHA OU DO RESTAURANTE,  A BELEZA DE SEUS PARQUES E JARDINS, A LIMPEZA DE SUAS RUAS, A QUALIDADE DE SEU ASFALTO. TUDO O QUE FALTA AQUI NA CIDADE MARAVILHOSA, P EX, QUE SE GARANTE SÓ NO VISUAL.



  NAO VI, EM PARTE ALGUMA (E FUI DAS AREAS RICAS AS MAIS POBRES, MAS QUE NAO SAO MISERAVEIS NO NIVEL DE NOSSAS FAVELAS), NENHUMA CRIANÇA NA RUA. DA OUTRA FEZ, VI UMA, NUM SINAL NO CAMINHO DO AEROPORTO. AGORA, NADA. OS MENDIGOS OU MENINOS DE RUA DE SANTIAGO SÃO OS CACHORROS. SIM, EXISTEM CAES A SOLTA POR TODA A PARTE, SOLOS OU EM BANDO. DAS RUAS MAIS SOFISTICADAS DE LAS CONDE OU NAS MAIS MOVIMENTADAS DA PROVIDENCIA, AS PISTAS DE NEVE EM LOS FARELLONES. OS 'PERROS SELVAGENS', COMO APELIDEI, ESTAO EM TODA A PARTE. MAS NAO INCOMODAM, NEM SAO INCOMODADOS PELOS HUMANOS. E, A NOITE, DORMEM SOB AS MARQUISES, EM CIMA DE PAPELOES, COMO VEMOS OS SEM-TETO NOS CENTROS DO RIO E SP. E SAO CAES DE TODO O TIPO, NAO APENAS VIRA-LATAS. UM DESTES, QUE CHAMEI DE NERUDA, ME ACOMPANHOU POR MAIS DE DEZ BLOCOS NUMA CAMINHADA PELO CENTRO VELHO. CURIOSO.



   OUTRA COISA QUE IMPRESSIONA É O TAMANHO E A QUALIDADE DE SEUS SUPER MERCADOS E LOJAS DE DEPARTAMENTOS. TODOS OS MERCADOS SAO SUPER, OU NAO PODEM SER CHAMADOS ASSIM. IMENSOS, COMO OS QUE VEMOS NA BARRA, P EX, MAS LIMPOS E BEM SERVIDOS, QUASE NO NIVEL DOS QUE VEMOS NOS EUA. E AS LOJAS DE DEPARTAMENTOS, QUE JA EXISTIAM HA 12 ANOS, AUMENTARAM EM NUMERO E TAMANHO. ANTES, SÓ TINHA A LOCAL FALABELLA E A INGLESA RIPLEY. AGORA, HA TBM A FRANCESA PARIS. TEM UMA PRATICAMENTE EM CADA BAIRRO, E CADA UMA DELAS É IMENSA E TEM DE TUDO, PRODUTOS E MARCAS IMPORTADAS (MELHOR QUE OS FREE SHOPS DE AEROPORTOS), MAIS BEM SERVIDAS DO QUE AS RENNER E LEADERS DA VIDA. ESTAS, SOAM COMO LOJINHAS FULEIRAS EM COMPARAÇÃO. LEMBRAM OS ANTIGOS MAGAZINES QUE JA TIVEMOS NO BRASIL, COMO A FRANCESA MESBLA, A INGLESA MAPPIN E A AMERICANA SEARS. TEM NOS BAIRROS E TBM NOS DOIS MEGA SHOPPINGS LOCAIS, O PARQUE ARAUCO (JÁ MEIO ULTRAPASSADO) E O MODERNO COSTANERA CENTER, QUE IMPRESSIONA. AQUI, PARA TER ALGO PARECIDO, VC TEM QUE IR EM SHOPPINGS METIDO A BESTAS, COMO VILLAGE MALL, NO RIO, ONDE TUDO É MUITO CARO E NEM CHEGA PERTO.



  NA AREA POP/CULTURAL, É NA PROVIDENCIA QUE FICAM OS MELHORES POINTS. A GALERIA DO ROCK DELES ESTÁ LÁ, MELHOR QUE A LA BOND DE BS AS (E COM SUBIDA EM FORMA DE CARACOL), COM TUDO NA AREA ROCK/JAPA/GAMER/STONER ETC; E TBM AS LOJAS DE DISCOS. EXISTEM MUITAS. NESTAS, 80% VENDEM VINIS. E, DESTAS, QUASE TODAS SÓ VENDEM DISCO DE VINIL! FUI NUMA, CHAMADA FUNTRACKS, QUE ME LEMBROU A MODERN SOUND DOS VELHOS TEMPOS, E SAO DOIS ANDARES DE PURO VINILO. DO OUTRO LADO DA RUA, ESTÁ A KRAFTWERK MUSIK. PARECE AS LOJINHAS QUE EXISTIAM EM SP, COMO A WOP BOP OU STUDIO TAN, PEQUENA, ARRUMADINHA, ESPECIFICA PARA ELETRONICA E QUASE TODA COM VINIL. RESULTADO: COMPREI BOLACHÕES (NEM IMAGINAVA) E TBM AQUELE LIQUIDO LIMPA DISCOS QUE ANTES ERA DE LEI. CONFESSO QUE ACHEI MELHOR A SELEÇÃO DE LOJAS DE DISCOS DE SANTIAGO MAIS BACANA DO QUE AS QUE VI EM LONDRES QUANDO ESTIVE LÁ EM OUTUBRO PASSADO, MAIS DECADENTES E MENOS VARIADAS. NAO BASTASSE AS LOJAS DE RUA, NOS SHOPPINGS HA A KOMBI DO VINILO, QUE VENDE BASICAMENTE DISCOS USADOS E VITROLINHAS CROWLEY. PQ, NAS LOJAS, SÓ ROLA DISCO NOVO OU RELANÇAMENTO EM 180G, NADA DE SEBO.



   A AREA DE NOITADAS/BALADAS EM SANTIAGO FICA NOS ARREDORES DA LA CHASCONA, A CASA/MUSEU DE PABLO NERUDA, PERTO DO CERRO SAN CRISTOBAL (A VISTA DA PRIMEIRA FOTO). ANTES DELA, FICAM OS CLUBES EM SI, TEM PARA TODOS OS GOSTOS (ROCK, REGGAE, DANCE ETC). LOGO DEPOIS, VEM A AREA DE BARES E RESTAURANTES. O LUGAR FERVILHA A NOITE, BEM COMO O PATIO BELLAVISTA, QUE SEXTAS E SABADOS FICA ATE 2AM ABERTO. PQ, COMO EM TODA CIDADE EM QUE FAZ FRIO, STGO TBM ACORDA MAIS TARDE, DEPOIS DAS 10/11H, DEPENDENDO DO BAIRRO E DO TIPO DE COMERCIO. ANTES DISSO, SÓ OS CAFES E SERVIÇOS BÁSICOS. E, PARA QUEM QUER BRINCAR NA NEVE, A 40MINS DA CIDADE, NAS CORDILHEIRAS, ESTÁ O VALLE NEVADO (QUE DÁ PARA VER LA DEBAIXO EM DIAS CLAROS), O TEMPO Q VC LEVARIA PARA CHEGAR EM PETROPOLIS (RJ) OU CAMPOS DO JORDÃO (SP), E QUE FUNCIONA TBM NO VERAO, MUDANDO AS ATRAÇÕES. E, CLARO, COME-SE E BEBE-SE BEM EM QQ PARTE EM STGO, POR BONS PREÇOS E ALTA QUALIDADE. A COZINHA PRIVILEGIA OS FRUTOS DO MAR E AS CARTAS DE VINHO SAO IMENSAS. ALIAS, CHEGA-SE EM ALGUMAS VINICOLAS, DE METRO, EM CERCA DE 40MINS. O METRO LÁ TEM CINCO LINHAS E É MUITO BOM (NEM SE COMPARA AO DO RIO, QUE SÓ VAI E VOLTA E NAO TE LEVA A PARTE ALGUMA). MESMO ASSIM, ESTAVAM RECLAMANDO PQ AUMENTOU A PASSAGEM PARA $700 (R$2,50)



  EM RESUMO: TÁ VALENDO MAIS A PENA ECONOMICAMENTE, UM VOO DE 4HRS ATE O CHILE DO QUE 10, 12HRS PARA EUROPA OU EUA. JA QUE, ALEM DA PROXIMIDADE, NAO FALTA NADA LA QUE NAO TENHA NOUTRAS PARTES. E A MOEDA É BEM MAIS EM CONTA PRA GENTE DO QUE O DOLAR E O EURO (ALEM DE ACEITAREM REAIS NO PAGAMENTO EM ALGUNS LUGARES). PENSO EM VOLTAR LA O MAIS BREVE, QUEM SABE, PARA O LOLLA 2015, QUE SERA NO MAGNIFICO PARQUE O´HIGGINS (MEU PLANO ERA IR NO PRIMAVERA SOUND, MAS NAO BATEU COM MINHA AGENDA). JA QUE MI QUERIDA BUENOS AIRES TA MEIO EM CRISE NO MOMENTO, SANTIAGO É UMA EXCELENTE OPÇÃO. E A GENTE VOLTA DE LÁ SE SENTINDO POR BAIXO, EM COMPARAÇÃO. NOSSOS VECINOS ESTAO ANDANDO PRA FRENTE MAIS RAPIDO DO QUE NÓS, E NOS ULTRAPASSANDO COM LARGA MARGEM DE VANTAGEM NO QUESITO EDUCAÇÃO, SERVIÇOS E CIVILIDADE. AQUI, PARECE QUE AS COISAS SÓ ANDAM PARA TRÁS...



Tuesday, August 26, 2014

AS DUNAS DA PERCEPÇÃO


ASSISTI NO FIM DE SEMANA AO INCRIVEL DOCUMENTARIO 'JODOROWSKY´S DUNE', DE FRANK PAVICH, QUE CONTA A SAGA DO ARTISTA CHILENO-FRANCES ALEJANDRO JODOROWSKY PARA TRANSFORMAR EM FILME O LIVRO 'DUNA', DE FRANK HERBERT, QUE É TIDO COMO O EQUIVALENTE A 'O SENHOR DOS ANÉIS' OU 'A BÍBLIA' PARA A LITERATURA SCI-FI'. O FILME NUNCA FOI FEITO, MAS VIROU LENDA E INSPIROU VÁRIOS OUTROS, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COMO 'ALIEN', 'BLADE RUNNER', 'O QUINTO ELEMENTO' E 'MATRIX'.



NO COMEÇO DOS ANOS 70, JODO, COMO É CHAMADO, ESTAVA NO AUGE DA FAMA COM DOIS FILMES SURREAIS E DE SUCESSO, O META-WESTERN 'EL TOPO' (70), QUE É O PRIMEIRO CULT MOVIE DA HISTORIA (O PRIMEIRO A TER SESSOES DE MEIA-NOITE CONTINUAS EM CINEMAS DE ARTE) E O LISÉRGICO 'A MONTANHA SAGRADA' (73). ENTÃO, ELE AMBICIONOU CRIAR UM SCI-FI QUE SUPLANTARIA O '2001' DE KUBRICK.  'STAR WARS' NEM EXISTIA. E PODERIA TER SIDO TOTALMENTE DIFERENTE. DETALHE: JODO NUNCA TINHA LIDO 'DUNA', MAS UM AMIGO LHE DISSE QUE ERA UM LIVRO FANTÁSTICO.



ENTÃO, JODO SAIU PELO MUNDO ATRÁS DO MELHOR QUE PODERIA TER PARA O FILME. DEPOIS DE TENTAR JOHN DYKSTRA QUE FEZ OS EFEITOS DE '2001', RECRUTOU PARA A FUNÇÃO DAN O´BANNON (DEPOIS DE VER 'DARK STAR', DE JOHN CARPENTER), QUE TAMBÉM DEU PITACOS NO ROTEIRO. POR SUGESTÃO DE UM AMIGO, RECRUTOU O ENTAO DESCONHECIDO ARTISTA SUIÇO H.R. GIGER PARA OS CENÁRIOS (DEPOIS, OS DOIS FORAM OS CRIADORES DO CENÁRIO E DO ROTEIRO DE 'ALIEN', DE RIDLEY SCOTT, E DAN TBM ROTEIRIZOU BLADE RUNNER) E CONSEGUIU CONVENCER, PARA ATUAR NO FILME, NOMES COMO SALVADOR DALI (APÓS COMPLICADAS NEGOCIAÇÕES), MICK JAGGER (QUE SE OFERECEU), ORSON WELLES (COMPRADO POR COMIDA E VINHO!), DAVID CARRADINE, A TRANSEXUAL AMANDA LEAR (QUE FARIA A PRINCESA!) E CONVENCEU O PINK FLOYD A CRIAR A TRILHA-SONORA.



CONTUDO, NA HORA DE FECHAR O ORÇAMENTO, OS ESTIMADOS $5 MILHOES DE DÓLARES PREVISTOS CHEGARIAM NA CASA DOS $20MI (UM ABSURDO PARA A ÉPOCA) E NENHUM GRANDE ESTUDIO SE DISPÔS A BANCAR O FILME ('MUITO CARO', 'SCI-FI NAO ESTÁ NA MODA' ETC). ASSIM, TUDO O QUE RESTOU DESTE 'DUNA' FOI UM MUITO BEM DESENHADO STORYBOARD (EM FORMA DE LIVRO), FEITO POR VARIOS ARTISTAS (SOBRETUDO POR JEAN GIRAUD, O CONCEITUADO MOEBIUS), QUE SÓ JODO E ALGUNS AMIGOS INTIMOS BOTARAM OS OLHOS.  ENTRE ELES, O DIRETOR NICOLAS WINDING REFN. UM DIA, É BEM PROVAVEL QUE ISSO SEJA LANÇADO POR UMA EDITORA, TIPO A TASCHEN.



SE TIVESSE SIDO REALIZADO, ESTARIAMOS FALANDO HJ DESTE 'DUNA' (E NAO DAQUELE FEITO POR DAVID LYNCH, QUE FOI MUITO EDITADO E VIROU UMA BOMBA) COMO UM DOS MAIORES E MAIS FANTASTICOS SCI-FIS DO CINEMA. JODO ACABOU USANDO PARTES DE SUAS IDEIAS, E DA ARTE DE MOEBIUS, EM UMA SERIE DE LIVROS EM QUADRINHOS SOFISTICADOS, COMO O PREMIADO 'O INCAL', E AS ARTES DE MOEBIUS CHEGARAM A SER APROVEITADAS POR LUC BESSON NO FILME 'O QUINTO ELEMENTO'. E GIGER, FICOU FAMOSO POR TER CRIADO O MONSTRO DE 'ALIEN' (QUE LHE DEU UM OSCAR).


JODOROWSKI ESTÁ COM 85 ANOS E CONTINUA ATIVO E LOUCO. ELE ESCREVE, ATUA, PINTA, DIRIGE, COMPÕE, ENFIM, É UM HOMEM DA RENASCENÇA. QUE VIVA, JODO!

tags

NA CIDADE

DECEMBERISTS:

Circo Voador 05 - Ira! / Uh La La! / Uisqueletos Extravaganza 06 - Matanza Fest: Matanza toca o disco "Santa Madre Cassino" / Biohazard / Uzomi / Rats 12 – Nicolas Krassik & Cordestinos / Bloco Sargento Pimenta 13 - Circo Rock: Sérgio Vid Canta Chico Buarque - Participações: Fuzzcas, Os Vulcânicos, Blue e The Underdogs 14 – Stryper 18 - Batucadas Brasileiras - Participações: Baby do Brasil, Emanuelle Araújo, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Margareth Menezes 19 - Céu Canta "Catch a Fire" de Bob Marley / Bob Moses (EUA) 20 - Bossa Negra: Hamilton de Holanda & Diogo Nogueira / Baile do Davi

Fundição Progresso 05 – Soja 06 – Banda do Mar / Vanessa da Mata 12 – O Teatro Mágico 13 e 14 – O Rappa 19 - Baile do Bené 3 Anos: MC Cidinho & Doca / DJ Marlboro / Banda Vitória Régia 30 – Pré Réveillon do Casuarina & Bangalafumenga

Teatro Odisseia 09 - Cryptopsy (EUA) / Suffocation (EUA) 10 - Destruction (ALE) / Forkill 14 - A Essência / Silent Prophet / Petrus 18 - Sakanight / Hunna / The Highjack

Teatro Rival 05 e 06 – Fafá de Belém – Participação: Lia Sophia (PA) 06 – Rival + Tarde: Bloco Thriller Elétrico & Festa Valeu Zumbi 08 – Helcio Hime 11 – Andréa Montezuma 12 e 13 – Vander Lee 15 – Marina Íris 16 – Grupo Semente 18 – Alex Ribeiro 19 – Cauby Peixoto 20 – Sururu na Roda 26 – Myra Callado 27 – Deena Love 29 – Pré Réveillon do Grupo Samba Soul + Convidados

Sala Funarte (Centro) 05 - Música no Pátio: Danielli Espinoso - Homenageado: João Donato (12h30 – grátis) 05 - Zé Luiz Canta e Conta o Império Serrano (18h30 – grátis) 17 - Maria Teresa Madeira Toca e Conta Chiquinha Gonzaga (18h30 – grátis) 18 - Casuarina Canta e Conta Sidney Miller (18h30 – grátis)

Audio Rebel 05 – Juvenil Silva (PE) / Zebú (20h – R$ 15) 06 – C Estevam & Banda (20h – R$ ) 07 – Nitú / Séculos Apaixonados (19h – R$ 15) 10 - Walter Schreifels (Gorilla Biscuits) (20h30 – R$ 30 antecipado, R$ 40 na hora) 17 – Do Amor / Botika (20h – R$ 20) 20 – Glass Rock (19h – R$ 15) 22 – Marcelo Paganini (20h30 – R$ 20) 27 – Carpaccio (19h30 – R$ 15)

Solar de Botafogo 08 – Aline Wirley 10 – Mutuca Bacana / Juvenil Silva (PE) 17 – Cine Mondatta / Dani Black 20 – Zai

Citibank Hall 20 – Marcelo D2 27 e 28 – Lulu Santos

Solar de Botafogo 08 – Aline Wirley 10 – Mutuca Bacana / Juvenil Silva (PE) 17 – Cine Mondatta / Dani Black 20 – Zai

Godofredo Rio (Botafogo) 06 – Vinny 09 – Paulinho Pedra Azul: 30 Anos de Carreira 10 – Maurício Maestro 11 – Júlia Vargas Canta Milton Nascimento 12 – Yuri Popoff Convida Toninho Horta

11 – Golden Boys 18 – Grupo Ecco

Theatro Net Rio 13 – Martinho da Vila 15 – Ângela Maria & Agnaldo Rayol 17 e 18 – Almir Sater

Espaço Cultural Sérgio Porto 11 – Ventre / Mara Rúbia

Casa da Matriz 09 - Matriz Live Sessions: Anemoan (FRA) 16 - Matriz Live Sessions: Folks / Gedeom

Circuito SESC 05 – Niterói: Zélia Duncan (20h – R$ 10) 06 – Tijuca: Geringonça - Lavagem das Engrenagens: Graveola & O Lixo Polifônico / Alessandra Leão / Totonho & Os Cabra (16h – grátis) 06 – Niterói: Gira Gerais / Via-Jah (18h – grátis) 06 – Engenho de Dentro: Áurea Martins (20h – R$ 10) 09 e 10 – Espaço SESC: Mariana de Moraes (20h30 – R$ 20) 11 – Ramos: Camila Masiso (20h – grátis) 11 – Tijuca: Mariene de Castro (20h – R$ 10) 12 – SESC Ginástico: Leila Pinheiro (19h – R$ 10) 13 – Ramos: Lenine (19h – R$ 10) 14 – Tijuca: Marcelinho Moreira (16h – R$ 10) 16 – SESC Ginástico: Projeto Pixinguinha (19h – R$ 10) 17 – SESC Ginástico: Céu (19h – R$ 10) 19 – Engenho de Dentro: Ana Cañas (20 – R$ 10) 19 – São Gonçalo: Pato Fu (20h – R$ 10) 20 – Niterói: Zeca Baleiro (19h – R$ 10)

MIXX: 05 - Baile Black Bom: Banda Consciência Tranquila / DJ Flash / DJ Donna BSB / DJ Jailson – Arco do Teles / Praça XV (18h – grátis) 05 – Leoni – Parque de Madureira (21h – R$ 40) 05 - Favela Rock Show Festival: Algoz / Canto Cego / El Efecto / Nove Zero Nove / Stereophant – Lona da Maré (21h – grátis) 05 - Me Gusta Tropical Beats: Andreas Henneberg (ALE) / Danny Daze / Flow & Zeo – Espaço Sacadura / Praça Mauá 05 - Baile da Mondé: Sistah Mo Respect / Carta Na Manga / Os Descolados / Marcão Baixada – Mistura Carioca / Centro 05 e 06 - Ithamara Koorax – Aqua / Ipanema 05 - Festa Bit: Casinha Cabana Club – Bar da Rampa / Botafogo 05 - Totoma: Tati Quebra-Barraco / Leo Justi / Fabio Heinz / Bertoletti / Schlaepfe – Fosfobox / Copacabana 06 - Forró Eletrônico: Geraldo Júnior & Os Virtuais – Participação: Jefferson Gonçalves – Jardim do MAM (14h – grátis) 06 - Festa Sotaque Carregado: DJ MAM e Banda da Conceição - Rua do Jogo da Bola - Morro da Conceição / Gamboa (17h – grátis) 06 - Belphegor (AUS) – Espaço Acústica 06 – Tiê – Quiosque O Globo / Copacabana (18h – grátis) 06 - Leão Etíope do Méier: Samba Nonsense & Arthus Fochi – Praça Agripino Grieco / Méier (18h – grátis) 06 – Galocantô - Centro Municipal de Referência da Música Carioca / Tijuca 06 - Cunhã / A Fase Rosa (BH) – Estúdio Hanói / Botafogo (20h – R$ 15) 06 – Karla Sabah – Espaço Afrodite Se Quiser / Cosme Velho (20h – R$ 20) 06, 13 e 20 - Jorge Caetano: O Brilho da Noite – Teatro Café Pequeno / Leblon (20h30 – R$ 40) 06 - Blues DeLuxe / Jessie Mey / Bodh Gaya – Rio Rock & Blues / Lapa 06 - F.E.S.T.A. - Festival de Esquete de Santa Teresa: DJ Bibo – Esquina de Santa / Santa Teresa 06 – Emicida – Cassino Bangu 06 - Old Is Cool Metal Fest: Silentio Mortis / Imperador Belial / Velho / Castifas – Planet Music / Cascadura (22h – R$ 15) 06 – Elismermo - Empório / Ipanema (23h30 – R$ 15) 06 - Selvagem 3 Anos: Trepanado & Millos Kaiser – Cais da Imperatriz / Gamboa 07 - FAU - Feira de Arte Urbana: Festa Breakz / Digital Dubs / Festa LUV / Beach Combers / Afrojazz convida Start RAP / B Negão & Seletores de Frequência / DJ Sany Pitbull – Arcos da Lapa (a partir das 11h – grátis) 07 – Galocantô - Teatro Municipal Carlos Werneck / Praia do Flamengo (16h – grátis) 07 - 1° Ensaio Aberto do Multibloco – Arcos da Lapa (16h30 – grátis) 07 - Welcome To The Jungle: Ubatuque / Os Druidas / Sinara / D-Groov – Estúdio Floresta / Cosme Velho 08 - Palco MPB: Bossa Negra - Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda – SESI Centro (19h – grátis) 08 - Deathgaze (JAP) – Rio Rock & Blues / Lapa 09 - Simone Mazzer - Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá / Praça Seca (14h – grátis) 09 - Banda Desenhada Convida Carburadores – Boteco Salvação / Botafogo 10 - Vicious Rumours (EUA) – Rio Rock & Blues / Lapa 11 - Simplicio Neto & Os Nefelibatas / Juvenil Silva (PE) – Sala Baden Powell / Copacabana (18h30 – R$ 20) 12 - Verão no MAR: Festa Vinil é Arte - Rafael Rocha – Museu de Arte do Rio (17h – grátis) 12 – Onze: 20 / Projota – Olimpo / Vila da Penha 12 - Soul de Santa - Soul Makossa Edition: Larissa Luz / DJ Lucio Branco / DJ Marcello MBgroove / DJ Machintal / DJ Marcelinho MG – Cordão do Bola Preta / Lapa 12 - Festa La Cumbia: Piti (ARG) / Juca (Bangarang) / Rodrigo Cavalcanti / Rádio Rua – Arco do Teles (23h – grátis) 13 – Simone Mazzer - Centro Municipal de Referência da Música Carioca – Tijuca 13 - Eduardo Moraes Canta Finis Africae – Sala Baden Powell / Copacabana (20h – R$ 40) 13 - Radio Moscow (EUA) / Muddy Brothers (ES) / Blind Horse – Espaço Lapa Café / Lapa 13 - Festa Jazz Ahead - Sarah Vaughan Tribute: Quinteto Nuclear Convida Alma Thomas e Indiana Nomma / DJ Gustavo MM / DJ Nado Leal / VJ Animafoto – Clube do Macacos / Jardim Botânico 13 - Festa B.L.E.S.S.: Rádio Rua / Vicente Trilha / Bives Slectah / Partyzan Sound / Mc Lápide & RASloty – Arco do Teles (23h – grátis) 14 - Festa Barato Total: Thiago Burgos / Beto Costa – Arco do Teles (15h30 – grátis) 14 – Simone Mazzer - Teatro Municipal Carlos Werneck - Praia do Flamengo (16h – grátis) 17 – Arthur Belino – Oi Futuro / Ipanema (21h – R$ 20) 18 – Imperator Novo Rock: Clashing Clouds / Nove Zero Nove / DJ Kléber Tuma – Imperator (R$ 20h – R$ 4) 18 - Onze 20 / Trio Ternura / Projota / The Funk – Barra Music 19 - Verão no MAR: DJ Dolores / Geraldo Júnior – Museu de Arte do Rio (17h – grátis) 19 - Banda Maldita 10 Anos – Rio Rock & Blues / Lapa 19 e 20 – Festa Graave – Cordão do Bola Preta 20 - Mosh Pit Never Die: Slow Bleeding (DF) / Unlife (SP) / Folhas de Outono / Oceano do Caos / Venore / Mesto XXI – Planet Music / Cascadura 21 - Zé Renato Canta Chico Buarque – Sala Baden Powell / Copacabana (20h – R$ 50) 27 - Mandíbula Fest: Rastros de Ódio (BH) / Arrested For Possession / Anesthesia of Beer / Oxiúrus / Chá Pra Doido – Estúdio Hanói / Botafogo (18h – R$ 15)

NOVAS FREQUENCIAS: Audio Rebel 08 - Mark Fell (ING) / Keith Fullerton Whitman (EUA) (20h – R$ 20) 09 - Mark Fell (ING) / Keith Fullerton Whitman (EUA) / The Astroboy (POR) (20h – R$ 20) 03 - Lubomyr Melnyk (UCR) / Vivian Caccuri (20h – R$ 20) 10 - Joana Gama & Luís Fernandes apresentam: QUEST (POR) / Oco – Caron/ Campello (20h – R$ 20)

Oi Futuro Ipanema 05 – John Butcher & Mark Sanders apresentam: Tarab Cuts (ING) (21h – R$ 20) 06 - Ben Frost (AUS) (21h – R$ 20) 07 - Frisk Frugt (DIN) (21h – R$ 20) 11 - Laraaji (EUA) (21h – R$ 20) 12 - Bill Orcutt (EUA) (21h – R$ 20) 13 - Vladislav Delay (FIN) (21h – R$ 20) 14 - Philip Jeck (ING) (21h – R$ 20)

Casa Daros 07 – Auto / Hojer Yama / Osvardo (15h30 – grátis) 14 - Quintavant Ensemble - Com: Cadu Tenório (Sobre a Máquina, Ceticências, VICTIM!), Lucas Pires (DEDO), Eduardo Manso (Bemônio, Baby Hitler), Léo Monteiro (Duplexx), Felipe Zenícola (Chinese Cookie Poets), Alex Zhem (Sobre a Máquina), Paulo Caetano (Bemônio), Negro Leo, Marcus Thanus (Biu), Renato Godoy (Chinese Cookie Poets, Baby Hitler) e Chelpa Ferro (Barrão, Sergio Mekler, Luiz Zerbini) (15h30 – grátis)

CINEMARK CLASSICS MAIS PEDIDOS DO ANO: Pulp Fiction - Tempo de Violência (149 minutos) - 6, 7 e 10 de dezembro; O Poderoso Chefão (175 minutos) - 13, 14 e 17 de dezembro; Grease - Nos Tempos da Brilhantina (110 minutos) - 20 e 21 de dezembro; Laranja Mecânica (136 minutos) – 27 e 28 de dezembro. * As sessões aos sábados acontecem às 23h55m, domingo, às 12h30m e quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília). CHEQUE OS CINEMAS PARTICIPANTES DA REDE

RON ENGLISH: A CAIXA Cultural RJ apresenta, de 21 de outubro a 21 de dezembro, a exposição inédita Ron English - Do estúdio para a rua, com 110 obras do artista contemporâneo que definiu seu estilo como POPaganda. Misturando referências do cenário pop, da história da arte, da propaganda, dos quadrinhos e da música, a mostra expõe pôsteres, quadros, murais e fotografias do americano. Em paralelo à mostra, será exibido o documentário POPaganda: The Art and Crimes of Ron English, dirigido pelo espanhol Pedro Carvajal. O filme exibe o processo criativo do artista e mostra como são instaladas suas obras em outdoors não autorizados. O documentário explora, também, a paixão de Ron English em fazer com que as pessoas pensem mais sobre a relação entre a sociedade e o consumo. de terça a domingo. de 9 as 21h. gratis!

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

Loading...

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Followers