Pages

Friday, April 11, 2014

ACABA, MAS NÃO MORRE


FUI ABALADO ESTA SEMANA COM DUAS NOTICIAS:

 A PRIMEIRA, QUANDO MA BABE ME DISSE QUE A J&R MUSIC AND COMPUTER WORLD, DE NOVA YORK, IA FECHAR. LIGUEI PARA ELA PRA SABER QUANDO E POR QUE!?. ELA ME ACALMOU, DIZENDO QUE SOUBE PELO SITE, E QUE É SÓ TEMPORÁRIO. A LOJA (NA VERDADE, VARIAS LOJAS GEMINADAS -- VIDE FOTO ABAIXO --, A MEDIDA EM QUE A J&R FOI SE EXPANDINDO, DESDE QUE ABRIU, EM 1971, DAÍ O SEU NOME OLD SKOOL) DE PARK ROW, NO SUL DE MANHATTAN, DO LADO DA PREFEITURA (E A DOIS BLOCOS DO WTC), VAI SER REMODELADA (JUNTO COM TODA AQUELA ÁREA, QUE FOI SERIAMENTE ABALADA DEPOIS DO 11 DE SETEMBRO) E REABRIRÁ EM 2015.


RESPIREI ALIVIADO. AFINAL, DESDE A PRIMEIRA VEZ QUE FUI À BIG APPLE, NO FINAL DOS 80S, A J&R SEMPRE FOI A MINHA REFERENCIA PRINCIPAL PARA ELETRONICOS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, DISCOS E TUDO LIGADO A COMPUTAÇÃO. PORQUE, ALÉM DE ELES TEREM TUDO, DE TODAS AS MARCAS, O ATENDIMENTO SEMPRE FOI GENTIL, E, DEPENDENDO DO VENDEDOR, VC NEGOCIA PREÇOS DIRETO COM ELES NO BALCÃO (JA PAGUEI $50 NUM GADGET QUE CUSTAVA $60, P EX). ELES TBM DISTRIBUIAM UNS CATALOGOS SEMANAIS/MENSAIS, QUE VINHAM COM CUPONS DE DESCONTO. E TINHAM UM CANTO DA LOJA COM COISAS QUER IAM SAIR DE LINHA, A PREÇO DE BANANA. ULTIMAMENTE, COM O FIM DOS CATALOGOS, OFERECIAM CAFE E BAGEL DE CORTESIA PARA OS CLIENTES QUE COMPRASSEM MAIS DE $20/30. ULTIMAMENTE, VINHAM TBM PROMOVENDO PEQUENOS SHOWS E TARDE DE LANÇAMENTOS DE DISCOS E LIVROS EM SUAS DEPENDENCIAS, OU NA PRAÇA EM FRENTE. A FUTURA LOJA FICARÁ CONCENTRADA NO PREDIO DA FOTO ABAIXO, ONDE JA OCUPAM PARTE:


A MAIORIA DOS BRASILEIROS SÓ CONHECE A B&H (TALVEZ PQ LAH ELES TENHAM ATENDENTES QUER FALAM PORTUGUES, O QUE FACILITA), MAS QUE NAO ABRE AOS SÁBADOS (SHABAT, SAO JUDEUS ORTODOXOS, OS JUDEUS DA J&R SAO MAIS TRANKS, E OS ATENDENTES SAO MISTOS, LATINOS, NEGROS, NERDS, NAO SÓ JEWS), ESTÁ SEMPRE CHEIA E COM VENDEDORES MAL HUMORADOS, E QUE VENDEM COISAS MEIO BICHADAS (UNICA VEZ QUE COMPREI LA, UMA CAMERA DIGITAL, MORREU EM SEIS MESES). NA J&R, NUNCA TIVE PROBLEMA COM NADA. DE MAQUINAS DE FAX (SIM!), A DIVERSOS TIPOS DE WALKMEN, MINI DISCS, SECRETARIAS ELETRONICAS, DRIVES, MAQUINAS FOTOGRAFICAS, FONES DE OUVIDOS, ACESSORIOS DIVERSOS, INCLUINDO TBM GUITARRAS E PERIFERICOS PARA DJS (EU DISSE, ELES TEM TUDO!)


POR ENQUANTO, COMPRA NA J&R, SÓ PELO SITE (ENTREGAM NO HOTEL NO MESMO DIA, MEDIANTE PEQUENA TAXA). MAS, ESPERAREI ANSIOSO PELA REABERTURA DA LOJA (COM CLIMA DE LOJINHA DE BAIRRO, NAO TEM FILIAIS, NAO É UMA CADEIA IMPESSOAL, TIPO BEST BUY), MAIS MODERNA, COM TODAS AS SUAS DIVISOES NUM PREDIO SÓ, COMO EXPLICAM O CASAL JOE & RACHELLE FRIEDMAN (A LOJA, FOI UM PRESENTE DE CASAMENTO DE JOE PARA RACHELLE, AWWNNN), NUMA PAGINA DO SITE:
http://www.jr.com/information/contentb.jsp?contentPath=/Content/media/html/information/thankyou.html



2-A OUTRA NOTICIA QUE ME ABALOU RECENTEMENTE FOI A DE QUE A BANDA LOS BIFE VAI 'ACABAR'. E FARÁ O SEU ULTIMO SHOW, NESTE DOMINGO (DIA 13/ABR) NO AUDIO REBEL, AS 20H. ESPERAMOS QUE SEJA APENAS MAIS UMA PIADA DESTA DIVERTIDA E EMPOLGANTE BANDA, QUE, POR CERCA DE SETE ANOS, ANIMOU OS BARES E CASAS DE SHOW NO CIRCUITO BOTAFOGO-LAPA. MAIS DETALHES NA PAGINA DELES, NO FB OU NO SITE LOSBIFE.COM, ONDE TAMBEM DA PRA BAIXAR GRATUITAMENTE O CD 'SUPER SUPERFLUO', QUE LANÇARAM ANO PASSADO PELA ASTRONAUTA DISCOS. E VER O CLIPE ANIMADO DE 'RINDO DE MIM' (ABAIXO). O CD SERÁ SEU UNICO O LEGADO, CASO A BANDA NAO RETORNE BREVEMENTE DE SEU ANO SABÁTICO, MOTIVADO PELA IDA DO BATERISTA GUY CHARNAUX (DE TOUCA) PARA ESTUDAR ANIMAÇÃO (É DELE O CLIPE ABAIXO) NO EXTERIOR:

Tuesday, April 08, 2014

FIM DE UMA ERA...


KURT COBAIN E O NIRVANA, PRA MIM, SIGNIFICARAM O FIM DO PUNK ROCK, E DE MINHA ADOLESCENCIA ESTENDIDA. APESAR DE TER COMEÇADO NO ROCK OUVINDO PUNK UK, NUNCA VI UM SHOW DOS SEX PISTOLS OU DO CLASH NO AUGE (NEM DEPOIS), MUITO MENOS DO BLACK FLAG OU DO DEAD KENNEDYS. RAMONES, VEIO JA NO FIM, MAS ELES NUNCA ME TOCARAM DA FORMA COMO ROLOU COM CLASH. OU, sobretudo, NIRVANA.

HA 20 ANOS, MORRIA KURT. SUICIDIO. NAQUELE SHOW HISTORICO, NA PRAÇA DA APOTEOSE, NUM FESTIVAL, DEI ADEUS, SIMBOLICAMENTE, AO TEEN PUNK QUE HAVIA DENTRO DE MIM, E PARTICIPEI DE MINHA ULTIMA RODA/MOSH SELVAGEM. EU JA TINHA QUASE 30 ANOS. E NADA, NEM ANTES, NEM DEPOIS, ME TOCOU TAO FUNDO QUANTO OUVIR O 'NEVERMIND' PELA PRIMEIRA VEZ, UNS DOIS ANOS ANTES, OU PARTICIPAR DE ALMODEGAS AO SOM DE 'SMELLS LIKE TEEN SPIRIT' EM FESTINHAS DE ROCK. AQUILO ERA GENUÍNO. MESMO COM TODA A MODA QUE CRIOU, SEM QUERER.

NO ULTIMO DIA 8, COMPLETARAM-SE 20 ANOS DA TARDE EM QUE O CORPO DE KURT COBAIN FOI ENCONTRADO NA ESTUFA DE SUA CASA, EM SEATTLE. ELE HAVIA SE MATADO TRES DIAS ANTES. NA MINHA TIMELINE MENTAL, FOI HA POUCOS DIAS. E, NO DIA EM SI, NAO FIQUEI TAO SURPRESO. JA ESPERAVA PELA MORTE DE KURT HA TEMPOS. ELA ESTAVA LÁ, EXPLICITADA, EM CADA LETRA DE 'IN UTERO', COMO NOTAS DE DESPEDIDA. QUASE CHEGUEI A PUBLICAR ESSE PENSAMENTO NUMA COLUNA 'NA CIDADE', NO RIO FANZINE. MAS NAO QUERIA SOAR CORVO. MAS O ESPERADO FIM DE KURT ERA IMINENTE. ELA JA TINHA TIDO ODS. E TENTADO SE MATAR.

RELEMBREI DISSO COM 'KURT COBAIN: A CONSTRUÇÃO DO MITO', DE CHARLES R. CROSS, JORNALISTA E COLABORADOR DA REVISTA/ZINE 'THE ROCKET', DE SEATTLE, QUE ACOMPANHOU TODOS OS PASSOS DE KURT E BANDA DESDE O PRINCIPIO. NO LIVRO, CROSS SITUA O MITO, E MOSTRA O QUE ELE INFLUENCIOU NOS ULTIMOS 20 ANOS. DA COMPRA DA CONVERSE PELA NIKE (KURT SÓ USAVA ALL STAR E TROUXE O TENIS DE VOLTA À MODA, QUANDO A EMPRESA ESTAVA À BEIRA DE FALIR; MORREU COM UM PAR NOS PÉS), A MOTIVAÇÃO DE FORMAÇAO DE BANDAS, E INSPIRAÇÃO DE ESTILISTAS, E CITAÇÃO DE RAPPERS, E TUDO O MAIS. CONCLUINDO QUE, SEM DUVIDA, KURT FOI O ULTIMO GRANDE ÍDOLO DO ROCK. E, COMO ELE, DIFICILMENTE APARECERÁ OUTRO, NOS MESMOS MOLDES.

PQ? OS TEMPOS SÃO OUTROS. RÁPIDOS, FUGAZES, DESCARTÁVEIS. HJ, OUVIMOS FAIXAS AVULSAS EM MP3, NAO CULTIVAMOS UM ÁLBUM, NAO DAMOS CHANCE DE UM ASTRO OU BANDA OU CARREIRA SE DESENVOLVER E FLORESCER (VEJA LORDE, 17 ANOS E 14 MESES PARA CHEGAR AO TOPO, O QUE SERÁ DELA DEPOIS?) E TODO O ROCK FOI PULVERIZADO EM MIL GRUPOS E ESTILOS. NIRVANA FOI O FIM DE UMA ERA (DO ÁLBUM, AINDA EM VINIL, COMEÇO DO CD) E KURT, O ÚLTIMO ÍDOLO QUE VALEU À PENA, QUE CANTAVA O QUE SENTIA, QUE NAO FOI FORMATADO POR UMA CENA OU PELA INDUSTRIA (A INDUSTRIA É QUE SE CURVOU A ELE, E UMA CENA VEIO A REBOQUE DELE). INFELIZMENTE, É A PURA VERDADE, NUM TEMPO EM QUE TODOS USAM IPHONES, FREQUENTAM STARBUCKS, USAM ALLSTAR, COMO CARNEIROS... NEVERMIND.


Saturday, April 05, 2014

REFLEKTIONS


A NOITE DE ONTEM (SHOW DO ARCADE FIRE NO CITIBANK HALL, 4/4/14), NOS TUITES QUE POSTEI DEPOIS, NA MADRUGADA, NA ORDEM EM QUE SAIRAM (OU SEJA, DO ÚLTIMO PARA O PRIMEIRO):




RT : achei as todas as musicas do Reflector muito melhores ao vivo. // tbm achei

outro momento rio/br foi inserção de bossa nova (acho q era algo da bebel gilberto gravado pelo cibo matto) e citação a 9/10, do chaetano...

tbm agradeceram pelo apoio do br ao haiti (terra da familia da regine) e comentaram sobre a copa. e ouviram da plateia: nao vai ter copa! =)

como show foi no rio, ac pediu q fas fossem fantasiados. poucos foram. mas rolou um clima quase carnavalesco em dado momento...

nao curti the suburbs, pq ele trazia um rock usa muito derivativo, meio sub-strokes ou lado b do qotsa, apesar boas letras.prefiro reflektor

apesar de ter sido o disco feito pra estourar e ganhar premios, the suburbs, do ac, so tem duas musicas no show (sao as duas realmente boas) *FORAM TRES

RT : SIM! Trocaria por keep the car running // pensei justamente nessa! (*ou, black mirror)

ou seja, em grandes festivais, todas as nuances e detalhes do som vao pras picas. so num lugar fechado, mesmo com som ok, da pra ouvir tudo

mas, como tem muita gente/instrumentos em cena, o som do ac nunca é realmente bom, tecnicamente. no timfest foi caos. no citibank, razoável.

Foi este o setlist do show incrível do Arcade Fire no Rio.  VIA MIYAZAWA

mas, do meio pro fim, parecia q eu estava num show do lcd soundsystem da dimensao paralela (mais dark). soh faltou o globo de vidro.

o setlist do ac só n foi perfeito pq n teve nada do neon bible (bom, no cars go, q é de antes), e tiraria flashbulb eyes, q acho meio chata

o love & rockets tinham os bubblemen, que abriam seus shows. o arcade fire tem os bobble heads, que fazem o intermezzo

mas, fiquei triste ao pensar q, em dois dias, poderia estar ali de novo, vendo nine inch nails de perto, com um sonzão. nunca acontecerá aki

nao acho que seja banda para mega festivais, mas o arcade fire rende muito bem num lugar tipo citibank hall, com plateia de fãs. catartico!



*SOUBE DEPOIS QUE A TAL BOSSA ERA 'O MORRO NÃO TEM VEZ', DE ELIS REGINA. ALIAS, A REGINE CHASAGNE ONTEM TAVA MUITO PARECIDA COM ELIS, SÓ FALTOU REMAR COM OS BRAÇOS

** ADENDUM: AF PASSOU, COM LOUVOR, NO TESTE DO SHOW NUM GRANDE FESTIVAL. O SHOW FOI TÃO BOM NO LOLLA BR QUANTO NO CITIBANK...
Wednesday, April 02, 2014

´COÉ, NOÉ?!?


QUANDO CRIANÇA, UM DOS CONTOS BÍBLICOS QUE MAIS ME IMPRESSIONAVA ERA O DE NOÉ E SUA ARCA, QUE LEVOU UM ANIMAL DE CADA ESPECIE PARA REPOVOAR A TERRA DEPOIS DE UM MEGA DILUVIO. IMAGINAVA A CENA. E TEMIA O DILUVIO. NUNCA VI NENHUM FILME QUE REPRESENTASSE O FATO À ALTURA. MAS, DEPOIS QUE CRESCI, E VI QUE ISSO NÃO PASSAVA DE CONTO DA CAROCHINHA (ACREDITAR EM NOÉ, ADÃO E EVA, ETC, É PARA CRENTES QUE CAEM EM QUALQUER ESPARRELA), ESQUECI.



ATÉ QUE SOUBE QUE DARREN ARONOFSKY, CINEASTA QUE ACOMPANHO E APRECIO, ESTAVA FAZENDO UM FILME SOBRE O ASSUNTO. E COM RUSSEL CROWE! VI O FILME E FIQUEI DIVIDIDO. POR UM LADO, ARONOFSKY FEZ O SEU PRIMEIRO BLOCKBUSTER, UM FILME COM ORÇAMENTO MILIONÁRIO E EFEITOS ESPECIAIS, E SAIU-SE BEM. O TEMA DA OBSSESSÃO, QUE PERMEIA SEUS TRABALHOS, ESTÁ LÁ. NOÉ É UM HOMEM COM UMA MISSÃO. E A CUMPRIRÁ, CUSTE O QUE CUSTAR. POR OUTRO LADO, INEVITÁVEL, JÁ QUE É INERENTE AO TEMA, O FILME PREGA/DEFENDE O CRIACIONISMO, UMA PRAGA QUE ESTA FAZENDO COM QUE EM CERTAS PARTES DOS EUA QUEIRAM TIRAR DOS LIVROS QUAISQUER MENÇÕES AO BIG BANG E AO DARWINISMO (TEORIA EVOLUTIVA), JÁ QUE, PARA OS RELIGIOSOS FANÁTICOS, O HOMEM CONVIVEU COM OS DINOSSAUROS E FOI CRIADO, MAGICAMENTE, POR UM DEUS, NÃO DESCENDE DOS PRIMATAS.



ENTÃO, O JEITO É VER O FILME COMO PURA FANTASIA SCI-FI (O QUE É), E DEIXAR DE LADO SEUS ABSURDOS (TEM ATÉ ROCHAS FALANTES, QUE LEMBRAM OS ENTS DE 'LORD OF THE RINGS'). COM O TEMA, ARONOFSKY APROVEITA TBM PARA PASSAR ALGUMAS MENSAGENS PERTINENTES. COMO: DEVEMOS RESPEITAR OS ANIMAIS (NÃO COME-LOS); E, SOBRETUDO, PROTEGER A NATUREZA A QUALQUER CUSTO, PQ O PLANETA ESTÁ CHEGANDO NUM PONTO DE SATURAÇÃO SEMELHANTE AO QUE ACONTECEU NO CONTO BÍBLICO, SENDO NECESSÁRIO DAR UM RESET NO PLANETA.

MAS ESTAS PARTES ESTÃO DESEQUILIBRADAS NO FILME, QUE NEM É RUIM, NEM É BOM (VC RI DE ALGUMAS CENAS, SE IMPRESSIONA COM OUTRAS, ACHA OS FILHOS DE NOÉ PARECIDOS COM MEMBROS DE BOY BANDS, E AS MULHERES TODAS COM OS CABELOS IMPECÁVEIS, NOÉ É UM CARA CHATO PRA CARÁTER). MAS VALE DAR UMA CONFERIDA. AINDA QUE ISSO REPRESENTE UMA VISÃO ESTRITAMENTE JUDAICO-CRISTÃ (OU SEJA, BRANCA/EUROPÉIA). JÁ QUE, COMO FOI PROVADO: A HUMANIDADE COMEÇOU NA ÁFRICA. E, A VIDA, NO BIG BANG... OU NÃO?

Thursday, March 27, 2014

ROAD SHOW


NA SEMANA PASSADA, A WARNER PROMOVEU UM EVENTO (QUE ELES CHAMAM DE ROAD SHOW), PARA MOSTRAR TRECHOS DE DOIS DE SEUS FILMES MAIS IMPORTANTES DO ANO: O NOVO 'GODZILLA' (COM ELENCO MULTINACIONAL, QUE VAI DE BRYAN CRANSTON A JULIETTE BINOCHE) E O SCI-FI DE DOUG LIMAN, 'EDGE OF TOMORROW' (NO LIMITE DO AMANHÃ), COM TOM CRUISE E EMILY BLUNT MEGA MALHADA. É UMA PARADA DIFERENTE DE UMA CABINE, JÁ QUE NAO VEMOS OS FILMES COMPLETOS, MAS DETERMINADOS TRECHOS. TAMBÉM ROLARAM BRINDES E CAFÉ DA MANHÃ.



PRIMEIRO, VIMOS 20MINS DE 'GODZILLA', PRECEDIDOS POR UMA ENTREVISTA PRÉ GRAVADA COM O DIRETOR GARETH EDWARDS. ELE É O CRIADOR DO ENGENHOSO 'MONSTROS' (2010), FEITO COM TROCADOS DO BOLSO, ENTRE AMIGOS, E MUITO BOM. O QUE O LEVOU PARA O PRIMEIRO TIME DE HOLLYWOOD. GARETH TBM É ESPECIALISTA EM EFEITOS VISUAIS. PELO QUE VIMOS DE 'GODZILLA', É A MAIOR E MAIS COMPLETA VERSÃO DO MONSTRO JAPONES. DESTA VEZ, O ESTRAGO VEM EM ESCALA MUNDIAL. VAI NOS FAZER ESQUECER DAQUELA VERSÃO MAIS RECENTE DO ROLAND EMMERICH, QUE ESTAVA MAIS PREOCUPADA EM SUPLANTAR 'JURASSIC PARK'. E NAUFRAGOU.



PAUSA PRA UM SUCO, ACEPIPES E TIRAR FOTOS COM AMIGOS. ESTAVAM LA, ENTRE OUTROS, GORDIRRO E JAIME BIAGGIO. TBM CONHECI UMA GAROTA DE NOME DIFERENTE, FRINI. MAS SÓ OS MALUCOS TIRARAM A FOTO:



VOLTAMOS À SALA DO CINEMARK (QUE ESTAVA TODO PARAMENTADO NO VISUAL GODZILLA, AVERMELHADO, E COM QUALIDADE DE SOM SUPERIOR, PQ USARAM CAIXAS JBL ESPECIFICAS PARA A APRESENTAÇÃO), DESTA VEZ PARA 'EDGE OF TOMORROW'. AGORA, EM VEZ DO DIRETOR, QUEM 'CONVERSOU' CONOSCO FOI O CONTROL FREAK TOM CRUISE. ELE CONTOU QUE EMILY BLUNT MALHOU QUATRO MESES PARA FICAR NO SHAPE (ATE PQ, TINHA SIDO MÃE RECENTE), E O QUE O LEVOU A FAZER MAIS UM SCI-FI, LOGO DEPOIS DE 'OBLIVION', FOI A TRAMA:  DA MEIA-HORA QUE ASSISTIMOS, FICOU A IMPRESSÃO DE QUE O FILME É UMA CRUZA DE 'FEITIÇO DO TEMPO' (GROUNDHOG DAY) COM A INVASÃO DA NORMANDIA, NO DIA D (DECISIVO PARA ADIANTAR O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUDIAL). INCLUSIVE, A CENA APRESENTADA SE PASSA NUMA PRAIA DA EUROPA, NA FRANÇA. SÓ QUE, EM VEZ DE NAZIS, ENFRENTAMOS ALIENS MEIO PARECIDOS COM VERMES METÁLICOS. VIMOS TOM CRUISE VOLTAR VARIAS VZS AO MESMO MOMENTO, CADA VEZ QUE MORRE, E TENTANDO CONSERTAR A SITUAÇÃO; ATÉ QUE CONHECE UMA SOLDADO (BLUNT), QUE PARECE SABER O QUE ESTÁ SE PASSANDO. DEPOIS DE CINCO REPETIÇÕES DE CENA, ACONTECE MAIS UMA ENTRE OS DOIS, E DAÍ O PREVIEW ACABA, PARA NÃO ENTREGAR NADA.



O ROADSHOW FUNCIONOU, NOS DEIXOU COM MUITA VONTADE DE VER OS DOIS FILMES. TANTO GODZILLA, QUANTO EDGE OF TOMORROW, SERAO FILMAÇOS, PARA QUEM CURTE SCI-FI E MONSTROS CLÁSSICOS. GODZILLA ESTÁ PREVISTO PARA 15 DE MAIO, E EDGE OF TOMORROW, DUAS SEMANS DEPOIS. LANÇAMENTOS MUNDIAIS.

Monday, March 24, 2014

CABEÇA DINOSSAURO!

*ESTE FOI O TITULO DA INCRÍVEL ENTREVISTA QUE FIZ COM ODERUS URUNGUS, DO GWAR, PARA O RIO FANZINE, PUBLICADA EM ALGUM MOMENTO ENTRE 1991 E 92 HJ, SOUBEMOS DA NOTICIA DO PASSAMENTO DE DAVE BROCKIE (A.K.A. ODERUS URUNGUS, LÍDER DO GWAR).  OU MELHOR, DE SEU RETORNO PARA SCUMDOGGIA. ENTAO, AQUI VAI MINHA HOMENAGEM, COM A REPRODUÇÃO DA ENTREVISTA, PARA QUEM NAO LEU NA ÉPOCA, NEM NO LIVRO DO RF:



'NO ALVORECER DA TERRA, ANTES QUE A RAÇA HUMANA APARECESSE, QUANDO OS DINOSSAUROS REINAVAM, UMA NAVE VINDA DO PLANETA SCUMDOGGIA CAIU NA REGIÃO DO ÁRTICO. SEUS OCUPANTES NÃO MORRERAM, MAS LÁ PERMANECERAM CONGELADOS POR SÉCULOS E SÉCULOS. ATÉ QUE O RECENTE BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO FEZ COM QUE OS ALIENÍGENAS FOSSEM DESCONGELADOS, JUNTAMENTE COM O ULTIMO REMANESCENTE DOS T-REX, GOR GOR. AGORA, ELES ESTÃO EMPENHADOS EM CONQUISTAR NOSSO PLANETA. ELES SÃO O GWAR!



  NUM ESFORÇO SOBRE-HUMANO DE REPORTAGEM, NOSSO AGENTE FELINO ZINEIRO CONSEGUIU UMA AUDIÊNCIA COM O LÍDER ODERUS URUNGUS. ENQUANTO ARTICULA A INVASÃO, O GWAR ATUA, DISFARÇADAMENTE, COMO UMA BANDA DE ROCK (SPEED METAL), BASEADA EM RICHMOND, NA VIRGINIA (USA). TERRÁQUEOS, TREMEI!



RIO FANZINE: AFINAL, O GWAR VEIO MESMO DO ESPAÇO OU SÃO SERES PRIMITIVOS QUE ESTAVAM CONGELADOS NO ÁRTICO?
ODERUS URUNGUS: SOMOS GUERREIROS VINDOS DE UM PLANETA DISTANTE, SCUMDOGGIA. CHEGAMOS AQUI NA ERA GLACIAL. SOMOS ETS MESMO.

RF: SCUMDOGGIA FICA PERTO DE ALGUM PLANETA CONHECIDO NOSSO, COMO METALUNA (DO FILME 'NOT OF THIS EARTH')?
OU: NÃO, FICA PRÓXIMO DE MARTE. DAÍ TERMOS VINDO PARA A TERRA, PELA PROXIMIDADE. ANTES, EU ERA UM VAGABUNDO DAS GALÁXIAS.

RF: JÁ PENSARAM EM PROMOVER UMA LUTA ENTRE GOR GOR E GODZILLA?
OU: NÃO SEI. O GODZILLA ESTÁ UM TANTO FORA DE FORMA.

RF: O GWAR SE DESLOCA NO TEMPO? PQ, SE VCS CHEGARAM AQUI NO PASSADO, COMO PODEM TER PARTICIPADO DO FILME 'HARDWARE', QUE SE PASSA NO FUTURO?
OU: NÃO QUERIA REVELAR, MAS REALMENTE TEMOS O PODER DE NOS DESLOCAR NO TEMPO E NO ESPAÇO. ERA UM SGEREDO.

RF: O GWAR LEMBRA UM FILME GORE. QUAL SEU FILME FAVORITO DO TIPO?
OU: GOSTO MUITO DO PRIMEIRO 'EVIL DEAD'. É A NOSSA CARA!

RF: EM NOSSO PLANETA, COSTUMAMOS ROTULAR AS BANDAS DE ROCK PARA DIFERENCIA-LAS. EM QUE RÓTULO O GWAR SE ENCAIXARIA?
OU: ACHO QUE BANDA PIADA SERVE, PQ FAZEMOS O PÚBLICO RIR. BANDA GORE TBM SERVE. HEAVY METAL, TBM, PQ ATRAÍMOS ESSE TIPO DE PÚBLICO.

RF: É VDD QUE GWAR FOI PROIBIDO DE APARECER NA TV DOS EUA, E TBM DE SE APRESENTAR NO ESTADO DA FLÓRIDA. PQ?
OU: ESTIVEMOS NO PROGRAMA DA JOAN RIVERS E DISSEMOS CERTAS VERDADES QUE INCOMODARAM. NA FLÓRIDA, NOS CONSIDERAM PORNOGRÁFICOS.

RF: ENTÃO, PQ ESCOLHERAM A AMÉRICA, TÃO CONSERVADORA, COMO LAR?
OU: PQ É A NAÇÃO LÍDER DESTE PLANETA. E NÓS ODIAMOS AMERICANOS. ENTÃO, NADA MELHOR DO QUE COMEÇAR A NOSSA DOMINAÇÃO POR LÁ.

RF: UMA MENSAGEM FINAL?
OU: PREPARAM-SE, ESCÓRIA! GWAR ESTÁ PRESTES A CONQUISTAR A TERRA! VAMOS DESTRUIR E MATAR TODOS OS IDIOTAS DA FACE DA TERRA! GROAARRRR!!!

*NOTEM QUE, EM MOMENTO ALGUM, DISSEMOS QUE ODERUS, NA VERDADE, SE CHAMAVA DAVID BROCKIE, E QUE O GWAR ESTAVA LANÇANDO UM DISCO. LEVAMOS A BRINCADEIRA A SÉRIO, ATÉ O FIM. ASSIM, FOI MAIS DIVERTIDO. O GWAR FOI PROIBIDO DE SE APRESENTAR NA FLORIDA DEVIDO AO BANHO DE SANGUE QUE DAVA NA PLATEIA E TBM PELO USO DE UM CARALHO GIGANTE NO FINAL DO SHOW, QUE, LITERALMENTE, GOZAVA EM CIMA DE TODOS. INFELIZMENTE, NUNCA VI AO VIVO (HERMANO VIANNA, VIU)

UM CLIPE DA BANDA DA ÉPOCA DA ENTREVISTA (ANTES DE SLIPKNOT, HOUVE GWAR. QUE É BEM MAIS DIVERTIDO):




Sunday, February 23, 2014

ELECTRIC HEAD: 20 ANOS



ELECTRIC HEAD É O NOME DE UMA GIG DE MUSICA ELETRONICA QUE MANTIVE POR 8 ANOS, TODAS AS SEXTAS-FEIRAS, NA SALA 2 DA EXTINTA BUNKER, EM COPACABANA, A PARTIR DE 1997. MAS A IDEIA VEIO ANTES. POR VOLTA DE 1994, CRIEI UM SITE, ELECTRIC HEAD, PARA FALAR DA NOVA CENA ELETRONICA QUE SURGIA NO RIO, E JA FAZIA VERSOES MENORES E ITINERANTES DA FESTA EM LUGARES COMO UMA CASA NA RUA BAMBINA (COM WILSON E AMANDIO) OU NAQUELE CASARAO ONDE HJ É UMA CASA SHOW, PERTO DO LGO. DOS LEÕES/HUMAITÁ.

  NAQUELE TEMPO, A INTERNET ERA BEM 'MENOR', ENTAO, TODO SITE COM ALGO ESPECIFICO CIRCULAVA DIRETAMENTE ENTRE OS INTERESSADOS (LEMBREM-SE: NAO HAVIA NENHUMA REDE SOCIAL ENTÃO, NEM ICQ). POR ISSO, MAIS DA METADE DOS FREQUENTADOIRES DO SITE ERAM ESTRANGEIROS, PRINCIPALMENTE EUROPEUS. POR ISSO, TBM, AO LONGO DA EXISTENCIA DA EHEAD NA BUNKER, RECEBI DJS QUE VIERAM DA DINAMARCA, ALEMANHA, INGLATERRA, E TBM DO CANADÁ E NOVA YORK, SÓ POR CONTA DESSE INTERCAMBIO VIA SITE. ELES ME CONTACTAVAM, DIZIAM QUE ESTAVAM VINDO PRO RIO E QUERIAM TOCAR EM ALGUM LUGAR. AI, EU PEDIA UM CACHE LA NA BUNKER E ELES VINHAM. UM DESTES, FOI A DUPLA ISRAELENSE ANALOG PUSSY, QUE FEZ SUA PRIMEIRA GIG EVER NO BRASIL NA EHEAD (DEPOIS, VOLTARAM EM VARIOS FESTIVAIS DE PSY TRANCE). EU PAGAVA CERCA DE $300 DOLARES SEMESTRALMENTE PARA MANTER O SITE (DOMÍNIO + MANUTENÇÃO), JÁ QUE NAO HAVIA NADA PARECIDO COM BLOGS AINDA, E FORMATAR UM SITE REQUERIA CONHECIMENTOS DE HTML, QUE EU NAO TINHA. MAS, VALIA À PENA, PELO RETORNO QUE DAVA.




  E ASSIM, A E-HEAD (NOME QUE TIREI DE UMA MÚSICA DO WHITE ZOMBIE) SEGUIU CÉLERE, LOTANDO A PISTA 2 DA BUNKER POR ANOS SEGUIDOS (SÓ DECAIU NO ULTIMO ANO DA CASA), APESAR DE TER UMA FESTA DE ROCK ROLANDO NA PISTA AO LADO, A ALIEN NATION, ERA UMA DOBRADINHA SENSACIONAL. PQ, OS GRINGOS IAM MAIS NA PISTA 2 (JÁ RECEBI ATE A BROOKE BURKE, DO CANAL E!), JÁ QUE, NAQUELE MOMENTO, A MUSICA DE PISTA INTERNACIONAL ERA A ELETRONICA. E, TODOS, TINHAM A OPÇÃO DE VARIAR. ATE PQ, O PRODIGY QUE NASCIA NA PISTA 2, DOIS ANOS DEPOIS, ESTAVA NA PISTA 1, JUNTO COM OS CHEMICAL BROTHERS. ALEM DISSO, TBM SERVIU PARA LANÇAR NOVOS DJS DA CENA LOCAL. COMO A HJ INTERNACIONAL KAMMY, A RAVEGIRL (HJ, ESTILISTA) E ALEXEY, ALÉM DE ABRIR UM ESPAÇO MENSAL PARA DJS DO COLETIVO B.U.M, DA BAIXADA FLUMINENSE (COMO HALEY SEIDEL, JJ JONAS, DD CHIP E O FALECIDO PÉRICLES). TODOS LANÇADOS NA E-HEAD. E RECEBEMOS TBM O ALEMÃO PACOU, DA TRESOR; RAY VELAZQUEZ (BROOKLYN, NYC), E TANTOS OUTROS, QUE A MEMÓRIA AGORA NAO CONSEGUE LEMBRAR.

  MEU CODINOME COMO DJ, NESTA FASE ELETRONICA, FOI/É ZIGGY, INSPIRADO NO ALIENIGENA CRIADO POR DAVID BOWIE. PQ, NAS PRIMEIRAS NOITES, EU TOCAVA UM TIPO DE SOM EXTREMAMENTE CLIMÁTICO E ESPACIAL, QUE ERA A RAIZ DO QUE DEPOIS VIROU TRANCE. MAS ERA BEM DIFERENTE. ERAM MUSICAS VINDAS DE UM CD DUPLO, 'THE POSITIVA AMBIENT COLLECTION', PRIMEIROS TRABALHOS DO MOBY, THE ORB, ORBITAL, FUTURE SOUND OF LONDON, E UMA LINHA EUROPEIA, SOBRETUDO DE SONS DA GRAVADORA BELGA BONZAI, DO YVES DERUYTER. NUMA DE SUAS VINDAS AO RIO, CONHECI YVES E ELE PASSOU A ME MANDAR, SEMANALMENTE, DISCOS-TESTE DE SUA GRAVADORA, A MAIORIA WHITE LABELS (ALGUNS CHEGAVAM EMPENADOS). ENTAO, TODA NOITE DE SEXTA, PELO MENOS CINCO MUSICAS NOVAS JAMAIS OUVIDAS EM PARTE ALGUMA DO BR, TOCAVAM NA PISTA DA E-HEAD. E, DE ACORDO COM A RESPOSTA NA PISTA, EU MANDAVA, POR FAX, UM RELATORIO PARA A BONZAI.

  NOS 8 ANOS EM QUE DUROU A NOITE NA BUNKER, A E-HEAD NUNCA SE PRENDEU A UM SÓ TIPO DE ELECTRONICA. COMEÇOU NESSA ONDA AMBIENT, QUE DEPOIS VIROU O TRANCE, AI, VEIO O PSY, O PROGRESSIVE, O HARD HOUSE, O BIG BEAT, MAS O TECHNO ORIGINAL, NUNCA DEIXOU DE SER TOCADO (LAURENT GARNIER, P EX), NEM OS CROSSOVERS DE ROCK E TECHNO. NO FINAL DA BUNKER, O PUBLICO MUDOU E QUERIA UMA MUSICA MAIS POP/LIXO, COMO SE HABITUOU A ROLAR HJ NAS CASAS NOTURNAS CARIOCAS. NAO TOCO ISSO. AINDA RESISTI ALGUMAS NOITES COM JAY B E ROGER LYRA DE CO-PILOTOS. MAS O PUBLICO MUDOU (NINGUEM QUERIA MAIS VER DJS VIRANDO AO VIVO, MAS SONS RUINS GRAVADOS EM CDS TOSCOS DE MP3). ALIEN NATION ACABOU. A BUNKER MURCHOU. E EU PASSEI A FAZER GIGS EVENTUAIS, EM LUGARES COMO A PISTA 2 DA CASA DA MATRIZ, NUMA PARCERIA COM A FESTA PARADISO, DE TITO E EDINHO (ONDE PREDOMINAVAM OS SONS DFA, DISCO-PUNK); OU NA FOSFOBOX, EM DATAS ALEATORIAS. MAS FAZ DOIS ANOS QUE NAO TOCO COM FREQUENCIA, QUE NAO FAÇO DISCOS DE VINIL GIRAREM NUMA PICKUP MKII.

   ENTAO, ESTA NOITE BUNKER, NA CASA DA MATRIZ, NESTE SÁBADO, PRIMEIRO DE MARÇO, VAI SER UM REENCONTRO COM O PUBLICO E COM ALGUNS DOS HITS DO PASSADO. MAS NAO SERÁ UMA NOITE TOTALMENTE REVIVAL. LEVAREI SONS ATUAIS PARA A PISTA, TBM, COMO SE A ELECTRIC HEAD NUNCA TIVESSE DEIXADO DE ROLAR...

*COMO DJ ZIGGY, TIVE TRES MUSICAS LANÇADAS EM COLETANEAS DIVERSAS (UMA DA BITSMAG, OUTRA DO BUM E UMA TERCEIRA, DO ROCKINRIO), TOQUEI EM TODAS AS BUNKER RAVES E FUI CO-CRIADOR E CURADOR DA TENDA ELETRO, DO ROCKINRIO.

tags

NA CIDADE

APRILE MILLE:

Circo Voador 20 – Misfits / Wishcraft (R$ 160) 24 – Juvenilia Pop Fest: Sebadoh / Single Parents / The John Candy (R$ 130) 25 – Vanessa da Mata 30 – Nando Reis (R$ 100)

Teatro Odisseia 19 – Crucified Barbara / Kiara Rocks / Hibria (16h – R$ 140 1º. Lote, R$ 160 2º. Lote, R$ 180 3º. Lote) 22 – Hypocrisy (SUE) (20h - R$ 160 antecipado)

Teatro Rival 15 – Focus (HOL) (19h30 – R$ 240) 16 – Eliana Printes (19h30 – R$ 50) 17 – Rio Jazz Orchestra & Taryn Szpilman (19h30 – R$ 60) 18 e 19 – MPB-4 (19h30 – R$ 80) 24 e 25 – Leny Andrade Canta Ivan Lins (19h30 – R$ 70) 26 e 27 – Maria Gadu Canta Cazuza (19h30)

Audio Rebel 13 – Los Bife – O Último Show (19h – R$ 15) 19 – Lício (20h – R$ 15)

Miranda 24 – Billy Paul (R$ 150) 25 e 26 – Zeca Baleiro Canta Zé Ramalho

Solar de Botafogo 15-CABARET PLAYS GOSPEL SONGS 24 – Kadu Vianna (21h30 – R$ 50) 26 – Antônio e Bernardo Rodrigues (21h30 – R$ 50)

Oi Futuro Ipanema 21h – R$ 20 18 e 19 – A.Nota: Nicolas Krassik e os Cordestinos 25 e 26 – A.Nota: Thiago Pethit

Imperator 25 – Blitz (21h – R$ 50) 26 – Adriana Calcanhotto (21h – R$ 70) 27 – Baile Charme Carioca (18h – R$ 20)

MIXX: 19 - VI Festival de Rock Humanitário: Plebe Rude / Ratos de Porão / Korzus / Flicts / Hicsos / Carro Bomba / Usina Blues / Left Hand / Protesto Suburbano / Comando Delta / Indic Blue / The Sexons / Naíra / Deck 35 / Iorius – Espaço de Eventos / Cabo Frio (14h – 2 kg de alimentos não perecíveis) 26 – Close Your Eyes (EUA) / Skore / Venice / Maieuttica – Planet Music / Cascadura (17h – R$ 40 antecipado) 26 – Retorno em Dobro / Indiscipline / Join the Dance – Heavy Dut / Praça da Bandeira (22h – R$ 15) 26 – Paradiso & Nugrooves Rio: DJ Andy Smith (Portishead) / DJ Filipe Mustache – La Paz / Lapa (23h – R$ 20 lista amiga, R$ 40 sem)

Feira de Discos de Vinil do RJ – 13 de abril, no Shopping Downtown. de 13 as 20h grátis!

SHOW CABARÉ ESPECIAL GOSPEL. DIA 15. SOLAR BOTAFOGO. 21H

CINEMA: É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários: 05 a 13 de abril. Espaço Itaú de Cinema 4, CCBB, Oi Futuro Ipanema, Instituto Moreira Salles.

Festival Varilux de Cinema Francês: 09 a 16 de abril.

A Era Disco no Cinema: 16 de abril a 05 de maio. CCBB/RJ. Como o próprio nome diz, aborda a época de várias maneiras: moda, música, politica,entretenimento, etc.No hall do cinema teremos um paletó igual ao que o Travolta usou no filme "Saturday Fever" autografado pelo elenco do filme e pelo grupo Bee Gees.

THE LAST WALTZ: A BANDA LOS BIFE FARÁ SEU ÚLTIMO SHOW NO AUDIO REBEL (13/ABRIL, 20H). BATERISTA VAI MORAR FORA POR UM ANO. SERÁ QUE VOLTARÃO DEPOIS? SÓ O TEMPO DIRÁ. GARANTA SEU INGRESSO!

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

Loading...

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Followers