Pages

Monday, October 20, 2014

A VIDA COMO ELA É...



 'BOYHOOD', O NOVO FILME DO RICHARD LINKLATER (DAZED & CONFUSED), É UMA EXPERIENCIA UNICA NO CINEMA MUNDIAL. AO LONGO DE 13 ANOS, O DIRETOR E UM GRUPO DE ATORES SE COMPROMETERAM A, TODO ANO, SE REUNIREM POR UM OU DOIS MESES E GRAVAREM CENAS DE UM FILME QUE ACOMPANHA UM MENINO, MASON (ELLAR COLTRANE) DA INFANCIA AO FIM DA ADOLESCENCIA, DOS 5 AOS 18 ANOS. ALÉM DE ELLAR, ESTÃO NESSA EMPREITADA, O VELHO CONHECIDO DE LINKLATER, ETHAN HAWKE (QUE ESTÁ NAQUELA TRILOGIA DE FILMES DO DIRETOR QUE ACOMPANHOU UM CASAL -- FORMADO POR JULIE DELPY -- DURANTE 19 ANOS, AMANHECER/ENTARDECER/ANOITECER), PATRICIA ARQUETTE (COMO A MÃE) E A FILHA DO DIRETOR, LORELEI, QUE SAIU-SE EXCEPCIONALMENTE BEM NA TELA.



   É O MAIS PRÓXIMO DE VIDA REAL QUE JÁ VIMOS NO CINEMA. PORQUE, MESMO OS DOCUMENTARIOS, CARREGAM A VISAO E POSIÇAO DE SEU DIRETOR, PODENDO SER MANIPULADOS. AQUI, É SIMPLESMENTE, A VIDA COMO ELA É, PARA UM JOVEM BRANCO, AMERICANO, CRIADO NUMA CIDADEZINHA DO TEXAS. FORA ISSO, O QUE ELE EXPERIENCIA E SENTE É QUASE O MESMO QUE QUALQUER GAROTO DO MUNDO OCIDENTAL PERCEBERIA/VIVENCIARIA. COM A DIFERENÇA QUE, MESMO NA CRISE, A VIDA É MAIS FACIL PARA QUEM VIVE NOS EUA (E É BRANCO). EM TERMOS GERAIS, É UM TÉDIO. O COTIDIANO, O DIA A DIA, É CHATO E SEM GRAÇA. NAO É COMO VEMOS NOS FILMES E NAS NOVELAS. A MENOS QUE VOCE SEJA UM HOLLYWOOD KID OU TENHA UMA VIDA FORA DO COMUM. EM CERCA DE TRES HORAS DE FILME, NADA REALMENTE ACONTECE, ALEM DE VERMOS O PERSONAGEM CRESCER. MAS, ACONTECE DE TUDO, TODAS AS EMOÇÕES E SENSAÇÕES. REAIS.



  ENTAO, PQ VALE A PENA VER? JUSTAMENTE POR ISSO. ACOMPANHAR UMA CAPSULA DO TEMPO, UMA EXPERIENCIA. TIPO: O FILME ABRE NOS ANOS 90, COM UMA CANÇÃO DO COLDPLAY, E FECHA COM UMA BELISSIMA SONG DO ARCADE FIRE, 'DEEP BLUE'. MOSTRA UMA PATRICIA ARQUETTE AINDA SUPER GATA E COM UM CORPO BEM DELINEADO, DEPOIS, APRESENTA A MESMA MULHER JÁ MEIO FORA DE FORMA, ATÉ ALCANÇAR UMA BELEZA MADURA (E DE COMO O HOMEM ENVELHECE MELHOR DO QUE A MULHER, ETHAN SOH GANHA CABELOS BRANCOS). EXIBE A DIFERENÇA GRITANTE QUE HÁ ENTRE UMA MENINA E UM MENINO. A GAROTA CRESCE E SE DESENVOLVE BEM MAIS RAPIDO QUE O MENINO. A TECNOLOGIA EM VOLTA EVOLUI DE VERDADE, NAO É FRUTO DO TRABALHO DO DESIGN PRODUCER. DOS CELULARES FLIP MOTOROLA AOS SMARTPHONES, DO PRIMEIRO X-BOX AO NINTENDO WII, DA TV DE TUBO AS DE TELAS FINAS. MAS, APESAR DE TUDO ISSO, ADOLESCER É SEMPRE IGUAL: TÉDIO, FALTA DE PERSPECTIVAS, DESILUSÕES AMOROSAS, DESCOBERTAS, INCERTEZAS.



   É NISSO, SOBRETUDO, QUE 'BOYHOOD' NOS PEGA. AO DEIXAR CLARO QUE A VIDA É BELA, MAS É UM TÉDIO, QUE NADA REALMENTE ACONTECE NO COTIDIANO, E QUE A UNICA CERTEZA QUE TEMOS É QUE, UM DIA, ISSO TUDO VAI ACABAR IGUAL PARA TODOS, ESTEJA NO TEXAS, BRASIL OU NA ÁFRICA, SEJA BRANCO OU NEGRO, ATEU OU RELIGIOSO, RICO OU POBRE. ENTÃO, COMO COMENTA O PERSONAGEM NO FINAL: NAO APENAS APROVEITE A VIDA, DEIXE A VIDA TBM SE APROVEITAR DE VC UM POUCO. NAO HA NADA QUE POSSAMOS FAZER PARA CONTROLAR O IMPONDERÁVEL. E, PARA QUEM É PAI, COMO EU, A VIAGEM FICA AINDA MAIS COMPLETA (CONFESSO QUE CHOREI EM VARIAS CENAS, TANTO ME VENDO NO GAROTO, COMO VENDO O MEU FILHO NELE). PARA O ESPECTADOR EM GERAL, UM FILME COMO JAMAIS FOI FEITO, QUE JAMAIS SE VIU IGUAL. ENTÃO, APROVEITE ESSA VIAGEM INÉDITA...

Tuesday, October 07, 2014

LA BAMBA





  UMA DAS MINHAS DESCOBERTAS MUSICAIS (TARDIAS) QUANDO ESTIVE NO CHILE RECENTEMENTE, FOI FRANCISCA VALENZUELA. DIGO TARDIA PQ, DESDE 2007, A CHICA-- QUE TEM 27 ANOS -- JÁ LANÇOU TRES ALBUNS, SENDO O MAIS RECENTE 'TAJO ABIERTO', O QUE ESTAVA SENDO LANÇADO QNDO ESTIVE EM STGO. E VALEU A DESCOBERTA, QUE VEIO ATRAVES DE UM CLIPE, VISTO NO CANAL MUSICAL BANG TV. MAS ELA, QUE NASCEU EM SAN FRANCISCO (SERÁ DAI QUE VEM SEU NOME?), CALIFORNIA (EUA), ALEM DE CANTAR, TAMBÉM É ESTILISTA E POETA.



   NO COMEÇO DA DÉCADA PASSADA, A PRIMEIRA VEZ QUE ESTIVE NO CHILE, CHAMAVA A ATENÇÃO UMA OUTRA JOVEM CANTORA, A ARGENTINA ERICA GARCIA, QUE ESTAVA COM UM CLIPE DE ALTISSIMA ROTAÇÃO NA MTV LATINA, 'POSITIVA' (QUE FOI INCORPORADA EM SHOWS DE MADAME MIN NO BRASIL, POR UMA DICA QUE DEI PARA A AMIGA PORTENHA-BRASILEIRA MARIANA EVA). EM COMUM ENTRE UMA E OUTRA UM APPROACH DIFERENTE AO POP/ROCK, COM ELEMENTOS QUE INCORPORAVAM ALGO DA MODERNA ELETRONICA. DE FATO, A SONORIDADE ROCKER CHILENA CAI MAIS PARA ESSE LADO, ATÉ HJ. MAS, OUVINDO OS TRES DISCOS DE FRANCISCA EM SEQUENCIA, NOTAMOS UMA EVOLUÇÃO DA BALADA A LA TORI AMOS/FIONA APPLE (QUE, COMO ESTAS, ELA COMPOE E TOCA AO PIANO), ATÉ O POP DE TINTAS MAIS DANCE/RADIOFONICOS.



  COMPARADO COM O QUE VEMOS NO BRASIL (ATE EM TERMOS DE PRODUÇÃO), TANTO ERICA, HA MAIS DE UMA DÉCADA, QUANTO FRANCISCA, ATUALMENTE, VÃO MUITO ALEM DO QUE SE FAZ POR AQUI, SONORAMENTE, CRIANDO UMA LINGUAGEM MAIS UNIVERSAL. AQUI, OU TEMOS PITTY (A UNICA CANTORA SAIDA DO ROCK PESADO QUE VIROU MAINSTREAM) OU CANTORAS SUB-MADONNA E POPOZUDAS. RARAS EXCEÇÕES PARA AS MENINAS DA NOVA MPB, MAS QUE AINDA SOAM UM BOCADO ANTIQUADAS, SE COMPARADAS COM AS LATINAS. ASSIM COMO OS CARAS QUEREM SER OS NOVOS CAÊS (OU SEREM ABENÇOADOS POR ELE, ISSO NAO ACABA NUNCA), AS MENINAS SEMPRE PARECEM SUB-GALS OU BETHANINHAS, EM VEZ DE PROCURAR SEREM ELAS E INFLUENCIAR AS QUE VIRÃO...



   QUANDO VC OUVE VALENZUELA (SACARAM A CONEXÃO COM RICHIE VALENZ, DAI MEU TITULO?), VOCE IMAGINA QUE, SE FOSSE EM INGLES (E, SUPONHO QUE ELA DEVA LANÇAR TRACKS ASSIM, JA QUE DOMINA O IDIOMA), AQUELE SOM ESTARIA ROLANDO NUMA RADIO TOP INGLESA, NUMA BOA, SEM SOAR 'EXOTICA' OU DE NICHO, COMO SOA A MPB. NAO CHEGA A SER LILY ALLEN, MAS TBM NAO É LADY GAGA. PROVA É QUE FRANCISCA SE APRESENTA EM FESTIVAIS COMO O SXSW, NOS EUA, DE PLATEIA INDIE; E, NO CHILE, CONSEGUIU EMPLACAR DISCOS DE OURO E PLATINA COM TODOS OS SEUS ÁLBUNS, NESTES TEMPOS EM QUE NÃO SE VENDE MAIS DISCOS. E, APESAR DE VECINA, NUNCA VEIO AO BRASIL, QUE EU SAIBA. QUANDO VIER, QUERO ESTAR LA NA PRIMEIRA FILA, APRECIANDO...

*ABAIXO, PARA RECORDAR, ERICA GARCIA:

Wednesday, September 10, 2014

CHI-CHI-CHI! LE-LE-LE! (STGO)

  ESTIVE PELA PRIMEIRA VEZ NO CHILE HA 12 ANOS. NA EPOCA, SANTIAGO NAO ME IMPRESSIONOU. ATE PQ, MAL PASSEI PELA CIDADE, FUI EM FERIAS DE INVERNO, EM BUSCA DE NEVE, QUE ENCONTREI AO PÉ DO VULCÃO VILLARICA, EM PUCÓN. MAS, JA ME CHAMOU A ATENÇÃO NA ÉPOCA, UM PAIS QUE FLORESCIA A OLHOS VISTOS. 12 ANOS DEPOIS, SANTIAGO É UMA CIDADE DIFERENTE. MUDOU, PRA MELHOR, DA ÁGUA PARA O VINHO. ESTÁ SUPER MODERNA, SOFISTICADA, DE FAZER PAR COM QUALQUER CIDADE EUROPEIA, SÓ QUE COM A EFICIENCIA E O PADRÃO AMERICANO DE SERVIR. PRA NOSOTROS AQUI DO BAGUNÇADO BRASIL, IMPRESSIONA COMO ELES SAO EDUCADOS, CORRETOS, COMO TUDO FUNCIONA A CONTENTO. DO CARRO QUE SEMPRE DA PRIORIDADE AO PEDESTRE (NAO IMPORTA ONDE NEM QUANDO) AO ATENDENTE DA LOJINHA OU DO RESTAURANTE,  A BELEZA DE SEUS PARQUES E JARDINS, A LIMPEZA DE SUAS RUAS, A QUALIDADE DE SEU ASFALTO. TUDO O QUE FALTA AQUI NA CIDADE MARAVILHOSA, P EX, QUE SE GARANTE SÓ NO VISUAL.



  NAO VI, EM PARTE ALGUMA (E FUI DAS AREAS RICAS AS MAIS POBRES, MAS QUE NAO SAO MISERAVEIS NO NIVEL DE NOSSAS FAVELAS), NENHUMA CRIANÇA NA RUA. DA OUTRA FEZ, VI UMA, NUM SINAL NO CAMINHO DO AEROPORTO. AGORA, NADA. OS MENDIGOS OU MENINOS DE RUA DE SANTIAGO SÃO OS CACHORROS. SIM, EXISTEM CAES A SOLTA POR TODA A PARTE, SOLOS OU EM BANDO. DAS RUAS MAIS SOFISTICADAS DE LAS CONDE OU NAS MAIS MOVIMENTADAS DA PROVIDENCIA, AS PISTAS DE NEVE EM LOS FARELLONES. OS 'PERROS SELVAGENS', COMO APELIDEI, ESTAO EM TODA A PARTE. MAS NAO INCOMODAM, NEM SAO INCOMODADOS PELOS HUMANOS. E, A NOITE, DORMEM SOB AS MARQUISES, EM CIMA DE PAPELOES, COMO VEMOS OS SEM-TETO NOS CENTROS DO RIO E SP. E SAO CAES DE TODO O TIPO, NAO APENAS VIRA-LATAS. UM DESTES, QUE CHAMEI DE NERUDA, ME ACOMPANHOU POR MAIS DE DEZ BLOCOS NUMA CAMINHADA PELO CENTRO VELHO. CURIOSO.



   OUTRA COISA QUE IMPRESSIONA É O TAMANHO E A QUALIDADE DE SEUS SUPER MERCADOS E LOJAS DE DEPARTAMENTOS. TODOS OS MERCADOS SAO SUPER, OU NAO PODEM SER CHAMADOS ASSIM. IMENSOS, COMO OS QUE VEMOS NA BARRA, P EX, MAS LIMPOS E BEM SERVIDOS, QUASE NO NIVEL DOS QUE VEMOS NOS EUA. E AS LOJAS DE DEPARTAMENTOS, QUE JA EXISTIAM HA 12 ANOS, AUMENTARAM EM NUMERO E TAMANHO. ANTES, SÓ TINHA A LOCAL FALABELLA E A INGLESA RIPLEY. AGORA, HA TBM A FRANCESA PARIS. TEM UMA PRATICAMENTE EM CADA BAIRRO, E CADA UMA DELAS É IMENSA E TEM DE TUDO, PRODUTOS E MARCAS IMPORTADAS (MELHOR QUE OS FREE SHOPS DE AEROPORTOS), MAIS BEM SERVIDAS DO QUE AS RENNER E LEADERS DA VIDA. ESTAS, SOAM COMO LOJINHAS FULEIRAS EM COMPARAÇÃO. LEMBRAM OS ANTIGOS MAGAZINES QUE JA TIVEMOS NO BRASIL, COMO A FRANCESA MESBLA, A INGLESA MAPPIN E A AMERICANA SEARS. TEM NOS BAIRROS E TBM NOS DOIS MEGA SHOPPINGS LOCAIS, O PARQUE ARAUCO (JÁ MEIO ULTRAPASSADO) E O MODERNO COSTANERA CENTER, QUE IMPRESSIONA. AQUI, PARA TER ALGO PARECIDO, VC TEM QUE IR EM SHOPPINGS METIDO A BESTAS, COMO VILLAGE MALL, NO RIO, ONDE TUDO É MUITO CARO E NEM CHEGA PERTO.



  NA AREA POP/CULTURAL, É NA PROVIDENCIA QUE FICAM OS MELHORES POINTS. A GALERIA DO ROCK DELES ESTÁ LÁ, MELHOR QUE A LA BOND DE BS AS (E COM SUBIDA EM FORMA DE CARACOL), COM TUDO NA AREA ROCK/JAPA/GAMER/STONER ETC; E TBM AS LOJAS DE DISCOS. EXISTEM MUITAS. NESTAS, 80% VENDEM VINIS. E, DESTAS, QUASE TODAS SÓ VENDEM DISCO DE VINIL! FUI NUMA, CHAMADA FUNTRACKS, QUE ME LEMBROU A MODERN SOUND DOS VELHOS TEMPOS, E SAO DOIS ANDARES DE PURO VINILO. DO OUTRO LADO DA RUA, ESTÁ A KRAFTWERK MUSIK. PARECE AS LOJINHAS QUE EXISTIAM EM SP, COMO A WOP BOP OU STUDIO TAN, PEQUENA, ARRUMADINHA, ESPECIFICA PARA ELETRONICA E QUASE TODA COM VINIL. RESULTADO: COMPREI BOLACHÕES (NEM IMAGINAVA) E TBM AQUELE LIQUIDO LIMPA DISCOS QUE ANTES ERA DE LEI. CONFESSO QUE ACHEI MELHOR A SELEÇÃO DE LOJAS DE DISCOS DE SANTIAGO MAIS BACANA DO QUE AS QUE VI EM LONDRES QUANDO ESTIVE LÁ EM OUTUBRO PASSADO, MAIS DECADENTES E MENOS VARIADAS. NAO BASTASSE AS LOJAS DE RUA, NOS SHOPPINGS HA A KOMBI DO VINILO, QUE VENDE BASICAMENTE DISCOS USADOS E VITROLINHAS CROWLEY. PQ, NAS LOJAS, SÓ ROLA DISCO NOVO OU RELANÇAMENTO EM 180G, NADA DE SEBO.



   A AREA DE NOITADAS/BALADAS EM SANTIAGO FICA NOS ARREDORES DA LA CHASCONA, A CASA/MUSEU DE PABLO NERUDA, PERTO DO CERRO SAN CRISTOBAL (A VISTA DA PRIMEIRA FOTO). ANTES DELA, FICAM OS CLUBES EM SI, TEM PARA TODOS OS GOSTOS (ROCK, REGGAE, DANCE ETC). LOGO DEPOIS, VEM A AREA DE BARES E RESTAURANTES. O LUGAR FERVILHA A NOITE, BEM COMO O PATIO BELLAVISTA, QUE SEXTAS E SABADOS FICA ATE 2AM ABERTO. PQ, COMO EM TODA CIDADE EM QUE FAZ FRIO, STGO TBM ACORDA MAIS TARDE, DEPOIS DAS 10/11H, DEPENDENDO DO BAIRRO E DO TIPO DE COMERCIO. ANTES DISSO, SÓ OS CAFES E SERVIÇOS BÁSICOS. E, PARA QUEM QUER BRINCAR NA NEVE, A 40MINS DA CIDADE, NAS CORDILHEIRAS, ESTÁ O VALLE NEVADO (QUE DÁ PARA VER LA DEBAIXO EM DIAS CLAROS), O TEMPO Q VC LEVARIA PARA CHEGAR EM PETROPOLIS (RJ) OU CAMPOS DO JORDÃO (SP), E QUE FUNCIONA TBM NO VERAO, MUDANDO AS ATRAÇÕES. E, CLARO, COME-SE E BEBE-SE BEM EM QQ PARTE EM STGO, POR BONS PREÇOS E ALTA QUALIDADE. A COZINHA PRIVILEGIA OS FRUTOS DO MAR E AS CARTAS DE VINHO SAO IMENSAS. ALIAS, CHEGA-SE EM ALGUMAS VINICOLAS, DE METRO, EM CERCA DE 40MINS. O METRO LÁ TEM CINCO LINHAS E É MUITO BOM (NEM SE COMPARA AO DO RIO, QUE SÓ VAI E VOLTA E NAO TE LEVA A PARTE ALGUMA). MESMO ASSIM, ESTAVAM RECLAMANDO PQ AUMENTOU A PASSAGEM PARA $700 (R$2,50)



  EM RESUMO: TÁ VALENDO MAIS A PENA ECONOMICAMENTE, UM VOO DE 4HRS ATE O CHILE DO QUE 10, 12HRS PARA EUROPA OU EUA. JA QUE, ALEM DA PROXIMIDADE, NAO FALTA NADA LA QUE NAO TENHA NOUTRAS PARTES. E A MOEDA É BEM MAIS EM CONTA PRA GENTE DO QUE O DOLAR E O EURO (ALEM DE ACEITAREM REAIS NO PAGAMENTO EM ALGUNS LUGARES). PENSO EM VOLTAR LA O MAIS BREVE, QUEM SABE, PARA O LOLLA 2015, QUE SERA NO MAGNIFICO PARQUE O´HIGGINS (MEU PLANO ERA IR NO PRIMAVERA SOUND, MAS NAO BATEU COM MINHA AGENDA). JA QUE MI QUERIDA BUENOS AIRES TA MEIO EM CRISE NO MOMENTO, SANTIAGO É UMA EXCELENTE OPÇÃO. E A GENTE VOLTA DE LÁ SE SENTINDO POR BAIXO, EM COMPARAÇÃO. NOSSOS VECINOS ESTAO ANDANDO PRA FRENTE MAIS RAPIDO DO QUE NÓS, E NOS ULTRAPASSANDO COM LARGA MARGEM DE VANTAGEM NO QUESITO EDUCAÇÃO, SERVIÇOS E CIVILIDADE. AQUI, PARECE QUE AS COISAS SÓ ANDAM PARA TRÁS...



Tuesday, August 26, 2014

AS DUNAS DA PERCEPÇÃO


ASSISTI NO FIM DE SEMANA AO INCRIVEL DOCUMENTARIO 'JODOROWSKY´S DUNE', DE FRANK PAVICH, QUE CONTA A SAGA DO ARTISTA CHILENO-FRANCES ALEJANDRO JODOROWSKY PARA TRANSFORMAR EM FILME O LIVRO 'DUNA', DE FRANK HERBERT, QUE É TIDO COMO O EQUIVALENTE A 'O SENHOR DOS ANÉIS' OU 'A BÍBLIA' PARA A LITERATURA SCI-FI'. O FILME NUNCA FOI FEITO, MAS VIROU LENDA E INSPIROU VÁRIOS OUTROS, DIRETA OU INDIRETAMENTE, COMO 'ALIEN', 'BLADE RUNNER', 'O QUINTO ELEMENTO' E 'MATRIX'.



NO COMEÇO DOS ANOS 70, JODO, COMO É CHAMADO, ESTAVA NO AUGE DA FAMA COM DOIS FILMES SURREAIS E DE SUCESSO, O META-WESTERN 'EL TOPO' (70), QUE É O PRIMEIRO CULT MOVIE DA HISTORIA (O PRIMEIRO A TER SESSOES DE MEIA-NOITE CONTINUAS EM CINEMAS DE ARTE) E O LISÉRGICO 'A MONTANHA SAGRADA' (73). ENTÃO, ELE AMBICIONOU CRIAR UM SCI-FI QUE SUPLANTARIA O '2001' DE KUBRICK.  'STAR WARS' NEM EXISTIA. E PODERIA TER SIDO TOTALMENTE DIFERENTE. DETALHE: JODO NUNCA TINHA LIDO 'DUNA', MAS UM AMIGO LHE DISSE QUE ERA UM LIVRO FANTÁSTICO.



ENTÃO, JODO SAIU PELO MUNDO ATRÁS DO MELHOR QUE PODERIA TER PARA O FILME. DEPOIS DE TENTAR JOHN DYKSTRA QUE FEZ OS EFEITOS DE '2001', RECRUTOU PARA A FUNÇÃO DAN O´BANNON (DEPOIS DE VER 'DARK STAR', DE JOHN CARPENTER), QUE TAMBÉM DEU PITACOS NO ROTEIRO. POR SUGESTÃO DE UM AMIGO, RECRUTOU O ENTAO DESCONHECIDO ARTISTA SUIÇO H.R. GIGER PARA OS CENÁRIOS (DEPOIS, OS DOIS FORAM OS CRIADORES DO CENÁRIO E DO ROTEIRO DE 'ALIEN', DE RIDLEY SCOTT, E DAN TBM ROTEIRIZOU BLADE RUNNER) E CONSEGUIU CONVENCER, PARA ATUAR NO FILME, NOMES COMO SALVADOR DALI (APÓS COMPLICADAS NEGOCIAÇÕES), MICK JAGGER (QUE SE OFERECEU), ORSON WELLES (COMPRADO POR COMIDA E VINHO!), DAVID CARRADINE, A TRANSEXUAL AMANDA LEAR (QUE FARIA A PRINCESA!) E CONVENCEU O PINK FLOYD A CRIAR A TRILHA-SONORA.



CONTUDO, NA HORA DE FECHAR O ORÇAMENTO, OS ESTIMADOS $5 MILHOES DE DÓLARES PREVISTOS CHEGARIAM NA CASA DOS $20MI (UM ABSURDO PARA A ÉPOCA) E NENHUM GRANDE ESTUDIO SE DISPÔS A BANCAR O FILME ('MUITO CARO', 'SCI-FI NAO ESTÁ NA MODA' ETC). ASSIM, TUDO O QUE RESTOU DESTE 'DUNA' FOI UM MUITO BEM DESENHADO STORYBOARD (EM FORMA DE LIVRO), FEITO POR VARIOS ARTISTAS (SOBRETUDO POR JEAN GIRAUD, O CONCEITUADO MOEBIUS), QUE SÓ JODO E ALGUNS AMIGOS INTIMOS BOTARAM OS OLHOS.  ENTRE ELES, O DIRETOR NICOLAS WINDING REFN. UM DIA, É BEM PROVAVEL QUE ISSO SEJA LANÇADO POR UMA EDITORA, TIPO A TASCHEN.



SE TIVESSE SIDO REALIZADO, ESTARIAMOS FALANDO HJ DESTE 'DUNA' (E NAO DAQUELE FEITO POR DAVID LYNCH, QUE FOI MUITO EDITADO E VIROU UMA BOMBA) COMO UM DOS MAIORES E MAIS FANTASTICOS SCI-FIS DO CINEMA. JODO ACABOU USANDO PARTES DE SUAS IDEIAS, E DA ARTE DE MOEBIUS, EM UMA SERIE DE LIVROS EM QUADRINHOS SOFISTICADOS, COMO O PREMIADO 'O INCAL', E AS ARTES DE MOEBIUS CHEGARAM A SER APROVEITADAS POR LUC BESSON NO FILME 'O QUINTO ELEMENTO'. E GIGER, FICOU FAMOSO POR TER CRIADO O MONSTRO DE 'ALIEN' (QUE LHE DEU UM OSCAR).


JODOROWSKI ESTÁ COM 85 ANOS E CONTINUA ATIVO E LOUCO. ELE ESCREVE, ATUA, PINTA, DIRIGE, COMPÕE, ENFIM, É UM HOMEM DA RENASCENÇA. QUE VIVA, JODO!

Sunday, August 17, 2014

IPTV: O FUTURO DA TV PAGA?


   VÃO LONGE OS TEMPOS EM QUE TíNHAMOS COMO OPÇÃO IR AO CINEMA, UMA VEZ POR SEMANA E, DEPOIS, PARA REVER TAL FILME, TERIA DE CORRER ANTES DELE SAIR DE CARTAZ, OU PEGAR UMA REPRISE NO POEIRA. O VIDEOCASSETE ACABOU COM ISSO. MAS NINGUÉM ESPERAVA QUE, EM POUCOS ANOS, COM O ADVENTO DA TV PAGA E DA INTERNET PARA TODOS E SEUS MARAVILHOSOS DOWNLOADS, TERÍAMOS TANTA OFERTA DE FILMES E SÉRIES DE TV COMO TEMOS HOJE. QUASE NÃO DÁ PARA DAR CONTA DE TUDO. E VAI PIORAR: ACABA DE CHEGAR A IPTV, CANAIS DE FILMES OU VARIEDADES QUE VOCE NAO PEGA SÓ VIA CABO, MAS ATRAVÉS DO SINAL DE INTERNET, CONECTADO EM ALGUM SERVIÇO DO GENERO, BASTANDO PARA ISSO, TER UM DECODER ESPECIFICO, COM WI-FI, E LIGADO NO CABO OU NO SATÉLITE. OU MESMO UM APP ESPECIFICO NUMA SMART TV.



  DESCOBRI A PARADA RECENTEMENTE, AO TESSTAR UM DECODER DE SATELITE, QUE VEM COM IPTV. SÓ QUE ISSO NAO VEM ESPECIFICADO NA CAIXA DO APARELHO. IPTV É A TV VIA PROTOCOLO DE INTERNET (NEM CABO, NEM SATELITE), QUE É PARENTE DO SISTEMA VOIP. EM VEZ DE VOCE RECEBER SEU SERVIÇO REGULAR DE TV PAGA POR CABO OU SATÉLITE, O IPTV TE DÁ O MESMO VIA INTERNET BANDA LARGA (DE PREFERENCIA, COM MAIS DE 10 MEGA). MAS OS CANAIS NAO SAO IGUAIS AOS DA TV ABERTA OU PAGA, MAS PROGRAMAÇOES ESPECIFICAS PARA ESTE MEIO (PODEM ATE SER DE REDES CONHECIDAS, MAS O CARDÁPIO É DIFERENTE OU MAIS VARIADO). POR EXEMPLO: NA MINHA LISTA DE CANAIS EM INGLES DE IPTV, TEM O BOOMERANG, QUE ANTES, SÓ PASSAVA DESENHOS CLÁSSICOS (AQUI, AGORA A CARGO DO TOONCAST). ENTÃO, LÁ ESTÁ O CATÁLOGO DE DESENHOS TURNER/WARNER/HB, SEM INTERVALOS COMERCIAIS. E SEM DUBLAGENS.



  O BACANA DO IPTV É QUE VC PODE SINTONIZAR CANAIS DE QUALQUER PARTE DO MUNDO, O QUE É QUASE IMPOSSÍVEL POR SATÉLITE (OS QUE PEGAMOS NO BRASIL, SÓ COBREM A AMÉRICA LATINA), COMO CANAIS ÁRABES, CHINESES, EUROPEUS, AMERICANOS ETC. NO BRASIL, QUE EU SAIBA, AINDA NÃO HÁ UM SERVIÇO OFICIAL DE IPTV PAGO (HÁ?). POR ENQUANTO, EXISTEM ALGUNS CANAIS QUE VEM LIBERADOS NO APARELHO, E QUE TEM VALIDADE DE UM ANO. ELE TBM OFERECE SERVIÇOS COMO UM CATÁLOGO DE FILMES E SÉRIES NAS LINGUAS ORIGINAIS (SEM LEGENDAS), YOUTUBE E RED TUBE, ALEM DE CANAL DO TEMPO E ESTAÇÕES DE RÁDIO E FEEDS DE RSS. SERÁ QUESTÃO DE TEMPO ATE QUE OPERADORAS DE TELEFONIA/INTERNET NO BRASIL COMECEM A OFERECER ESTE SERVIÇO (JÁ DEVERIAM ESTAR FAZENDO ISSO, PARECE QUE IAM COMEÇAR PELO DF). OS SERVIÇOS DE IPTV TBM PODEM SER OFERECIDOS VIA APARELHOS COMO XBOX E PS3, OU MESMO VIA APLICATIVO DE SMART TV (NA MINHA SAMSUNG JA TEM UM, O CLICK TV). QUEM SERÁ QUE VAI SAIR NA FRENTE AQUI?

*ADENDO 1: pesquisando na rede, vi que existem tbm apps para android (wondershare player) que levam a iptv para seu smart. nao testei isso ainda, pq prefiro manter meu cell longe de virus. mas esse app citado tbm faz coisas, como espelhar conteudo, assim como faz o google chromecast, p ex.

*ADENDO 2: além do clickTV da Samsung (que ainda esta meio bagunçado), apareceram dois apps esta semana na lojinha  deles (e de graça): moony, que fornece varios canais com conteudo em portugues (nacional ou não), com direito a grade de programaçao e tudo; e bollywoodTV, com centenas de filmes hindis, liberados, e com legendas em inglês. A coisa ta ficando boa.
Saturday, August 09, 2014

UM CANHÃO ANTI-HOLLYWOOD


   MORREU ESTA SEMANA MENAHEM GOLAN, JUDEU ISRAELENSE QUE, JUNTO COM SEU PRIMO, YORAM GLOBUS (A FAMOSA DUPLA DE PRODUTORES GOLAN-GLOBUS), FOI UM DOS DONOS DO CANNON GROUP, PRODUTORA DE CINEMA QUE EXISTIA DESDE FINAL DOS ANOS 1960 E QUE, À BEIRA DA FALENCIA, FOI COMPRADA PELA DUPLA NO FINAL DOS 70´S, QUE, DAÍ EM DIANTE, PASSOU A FINANCIAR FILMES DE AÇÃO E SCI-FI BARATOS, ASSIM COMO FAZIA ROGER CORMAN NA AMERICAN INTERNATIONAL.



  OS FILMES DA CANNON, SOB A SUPERVISÃO DELES, NUNCA FORAM OBRAS-PRIMAS. MAS ABRIRAM ESPAÇO PARA TÍTULOS ESTRELADOS POR ÍDOLOS DO CINEMA DE AÇÃO, QUE, DE OUTRA FORMA, NÃO CONSEGUIRIAM ESPAÇO EM GRANDES ESTUDIOS DE HOLLYWOOD. JAMAIS TERÍAMOS O PERSONAGEM 'BRADDOCK', COM CHUCK NORRIS (E FILMES COMO 'INVASÃO USA' OU 'COMANDO DELTA'), OU 'O GRANDE DRAGÃO BRANCO', QUE LANÇOU JEAN-CLAUDE VAN DAMME, E AINDA AS VÁRIAS SEQUENCIAS DE 'DESEJO DE MATAR', COM CHARLES BRONSON, NAO FOSSE A CANNON BANCANDO; ALÉM DE UM DOS MELHORES SCI-FI DOS 80S, QUE É 'LIFEFORCE' (A.K.A. 'SPACE VAMPIRES'), DE TOBE HOPPER, NO QUAL BOTARAM ALGUM DINHEIRO.



  CURIOSO QUE, O PRIMEIRO FILME DA CANNON, SOB O COMANDO DA DUPLA, FOI O ABSURDO MUSICAL ROCK SCI-FI 'A MAÇÃ', DIRIGIDO POR GOLAN, QUE ACABOU DE PASSAR NA MOSTRA DISCO QUE ROLOU NO CCBB. MAS A CANNON TBM PRODUZIU E LANÇOU FILMES COMO 'LOVE STREAMS', UM DOS ULTIMOS DE JOHN CASSAVETES; A VERSÃO DA ÓPERA 'OTELLO', DE FRANCO ZEFIRELLI; E O FILME DE AÇÃO 'EXPRESSO PARA O INFERNO', DE ANDREI KONCHALOVSKY, COM JON VOIGHT. MAS, GANHAVA DINHEIRO MESMO COM MARAVILHAS COMO OS FILMES DA SÉRIE COM ALLAN QUATERMAIN (AS MINAS DO REI SALOMÃO) 'STALLONE COBRA' E 'AMERICAN NINJA'. EM SEU AUGE, NOS ANOS 80, A CANNON SÓ ENCONTRAVA RIVAL NOS FILMES DA FULL MOON, QUE NOS DEU MARAVILHAS COMO 'RE-ANIMATOR' E 'TERROVISION'.



  ASSIM COMO FAZIA ROGER CORMAN NOS ANOS 60, GOLAN E GLOBUS PEGAVAM CARONA, NA CARA-DE-PAU, EM SUCESSOS COMO 'ROBOCOP', E LANÇAVAM SUAS PRÓPRIAS VERSÕES, COMO 'ROBOTECH'. RAMBO, FOI DESCARADAMENTE COPIADO POR CHUCK NORRIS NOS FILMES DA SÉRIE 'MISSING IN ACTION'. E 'MASTERS OF UNIVERSE', COM PERSONAGENS DO DESENHO ANIMADO HE-MAN (FEITO POR DOLPH LUNDGREN), FOI A CASQUINHA DELES EM CIMA DA SAGA 'STAR WARS'. OS FILMES ERAM TANTOS, E FEITOS A JATO, QUE, EM 1986, ELES CHEGARAM AO RECORDE DE 43 PRODUÇÕES! NESTE MESMO ANO, GANHARAM O OSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO COM A PRODUÇÃO ALEMÃ BANCADA POR ELES 'O ATAQUE', UM DRAMA DE GUERRA QUE TAMBÉM LEVOU O GLOBO DE OURO NA MESMA CATEGORIA.



 FIZERAM MUITO SUCESSO NOS TEMPOS DO VHS. NAS LOCADORAS, HAVIAM VÁRIAS PRATELEIRAS DE FILMES DELES. SEM CONTAR QUE, ANTES DO ATUAL SUCESSO DOS FILMES BASEADOS EM QUADRINHOS, A CANNON CHEGOU A ESBOÇAR UM COM O HOMEM-ARANHA, OUTRO COM O CAPITÃO AMÉRICA, E FEZ UM DOS PIORES DO SUPERMAN, 'EM BUSCA DA PAZ', QUE FOI UM FRACASSO DE BILHETERIA E DEU PREJUIZO A PRODUTORA. NA FASE EM QUE A CANNON ESTAVA RUMO A DECADENCIA, PARA ECONOMIZAR, USOU MATERIAL QUE SOBROU DE 'MASTERS OF THE UNIVERSE' E NUNCA FORAM USADOS NO ABORTADO FILME DO HOMEM-ARANHA, NO SCI-FI 'CYBORG', COM VAN DAMME. DAÍ, FOI LADEIRA A BAIXO, ATÉ A CANNON FALIR, EM 1993, E VENDER SEUS ATIVOS PARA OUTRAS DISTRIBUIDORAS, COMO A MGM.



   DEPOIS DA FALENCIA, GLOBUS ABRIU UMA CADEIA DE CINEMAS EM ISRAEL, A GLOBUS MAX. E GOLAN, QUE MORREU AOS 85 ANOS,  ESTAVA APOSENTADO. DIZEM, QUE UM AUSTRALIANO ESTÁ PRODUZINDO UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A CANNON. MAS, EU SEMPRE VOU LEMBRAR DE UM SCI-FI HORRENDO, QUE ALUGUEI EM VHS, SÓ POR CAUSA DA CAPA, CHAMADO 'ALIEN FROM L.A.', ESTRELADO PELA MODELO DA 'SPORTS ILLUSTRATED' (E PAIXÃO DE PETER GRIFFIN, DE 'FAMILY GUY') KATHY IRELAND. E, A MAIORIA, DAQUELE FILME QUE PASSAVA ATÉ NA SESSÃO DA TARDE, 'O ÚLTIMO AMERICANO VIRGEM'. O ELENCO DE 'OS MERCENÁRIOS' (STALLONE, CHUCK NORRIS, DOLPH LUNDGREN, VAN DAMME) DEVE MUITO A CANNON...



R.I.P. MENAHEM GOLAN
Thursday, July 31, 2014

MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS



  NÃO VOU COMEÇAR ESSE TEXTO TIRANDO ONDA DE QUE CONHECIA E LIA OS GIBIS ANTIGOS DOS 'GUARDIÕES DA GALÁXIA'. NAO. JA VI ALGUMA COISA GRINGA (SAIU AQUI?), MAS NUNCA MERGULHEI NELES. O QUE ME DEIXOU LIVRE PARA IR À CABINE DO FILME (EM CARTAZ) SEM FAZER COMPARAÇÕES DEPOIS. PQ, TODOS SABEMOS: FILME É FILME, QUADRINHO É QUADRINHO. E MUDANÇAS PRECISAM SER (E FORAM) FEITAS.



  ENTÃO, SIMPLESMENTE, CURTI O FILME PELO QUE ELE É: UM SCI-FI DE CLIMA B E ALMA OLD SKOOL, MAS FEITO COM MUITA GRANA (NA CASA DOS US$200MI) E NO CAPRICHO POR JAMES GUNN (DIRETOR QUE VEIO DA TROMA!). SE VC (COMO EU) É ESCOLADO EM SCI-FI E HQS, JA VIU MUITAS DAS SITUAÇÕES MOSTRADAS NELE ANTES. TIPO, É QUASE IMPOSSIVEL NÃO COMPARAR O PERSONAGEM PETER QUILL (CHRIS PRATT) COM O HAN SOLO DA SAGA 'STAR WARS'. SÃO PRATICAMENTE PRIMOS. MAS, PARA UM FILME MARVEL/DISNEY, ELE É BEM ESPERTO. APESAR DE SE ESFORÇAR PARA DROPAR REFERENCIAS POP A CADA MINUTO E DAR UMAS PISCADINHAS PRA TURMA MAIS ESCOLADA/NERD. A COMEÇAR POR SUA TRILHA-SONORA, REPLETA DE CLASSICOS POP/ROCK DOS ANOS 1970/80 (BOWIE, RUNAWAYS, JACKSON FIVE, SOFT ROCK), QUE QUILL OUVE NUMA ANCESTRAL FITA CASSETE!



  OUTROS FILMES SCI-FI B DO PASSADO (COMO O QUE DÁ TITULO A ESSE POST, DE 1980, PRODUZIDO POR ROGER CORMAN, NA COLA DE 'STAR WARS') JÁ EXPLORARAM ESTE TERRENO, COM IGUAL OU MAIOR DOSE DE HUMOR E CLIMA TRASH INTENCIONAL OU INVOLUNTÁRIO, USANDO OUTSIDERS COMO (ANTI) HERÓIS. MAS, ALÉM DE CHRIS PRATT, QUE ESTÁ PERFEITO, OS DEMAIS ATORES ESCALADOS PARA ESTA EMPREITADA FAZEM TODA A DIFERENÇA. VIN DIESEL (!) FAZ GROOT, UMA ÁRVORE HUMANÓIDE; ZOE SALDANA É GAMORA, UMA ALIEN SENSUAL E DURONA; ROCKET, O RACOON RABUGENTO -- VOZ DE BRADLEY COOPER -- É IRRESISTÍVEL; E DRAX (O LUTADOR DA WWF DAVE BAUTISTA), TÁ NO TOM CERTO. POR ISSO, LOGO, OS PERSONAGENS CAEM NA SIMPATIA DA PLATÉIA (SEM FALAR DE MICHAEL ROOKER, IMPAGAVEL COMO UM BOUNTY HUNTER). ASSIM, FICA MAIS FACIL ATRAVESSAR AS DUAS HORAS DA TRAMA, REPLETA DE ELEMENTOS CLICHÊS, MAS QUE SÃO BEM DRIBLADOS E RECICLADOS. AS VEZES, PARECE QUE ESTAMOS VENDO UM DAQUELES DESENHOS DA WARNER, NO QUAL PATOLINO FAZIA UM PATRULHEIRO ESPACIAL JUNTO COM GAGUINHO.



  FALANDO EM PATO, O FILME RESGATA UM PERSONAGEM CULT MARVEL DAS ANTIGAS (O PRIMEIRO A SER LEVADO PARA O CINEMA), QUE FOI MAL SUCEDIDO NO CINEMA, EMBORA FOSSE UM CULT HIT NOS EUA: HOWARD THE DUCK. SÓ VENDO PRA SABER COMO (E BENÍCIO DEL TORO/ O COLECIONADOR, ESTÁ NA EQUAÇÃO). E, SUA CONEXÃO COM O ATUAL UNIVERSO MARVEL NO CINEMA SE DÁ POR MEIO DE THANOS, QUE ESTARÁ NO PRÓXIMO FILME DOS VINGADORES. NO FIM DAS CONTAS, GUARDIÕES TEM TUDO PARA SER UM DOS CAMPEÕES DE BILHETERIA DA TEMPORADA. JÁ É...

tags

NA CIDADE

OKTOBERFEST:

CIRCO VOADOR 23 – Baile do Almeidinha – Hamilton de Holanda – Participação: Alcione / Jefferson Gonçalves (R$ 60) 24 – Baia Toca Raul – Participação: Rick Ferreira / Cabine 103 (R$ 80 1º. Lote) 25 – Céu Canta Catch A Fire de Bob Marley 30 – Mulheres Q Dizem Sim – Participação: Moreno Veloso / Acabou La Tequila / Festa Ronca Ronca (R$ 60 1º. Lote) 31 – Suricato (R$ 80)

Teatro Odisseia 22 – Odisseia Para Todos: Mariana Volker / Júlia Vargas (19h – R$ 40) 23 – Intercâmbio Cultural: Plastic Fire / Menores Atos / Pub Junkie / Clashing Clouds / Pessoal da Nasa (20h – R$ 16 antecipado, R$ 20 até 21h30, R$ 25 na hora)

Teatro Rival 21 – Almir Guineto (19h30 – R$ 60) 23 – Lulhi (19h30 – R$ 70) 24 – Celebrare (19h30 – R$ 80) 25 – Rival + Tarde: Harley Vas – Participação: Bloco Quizomba (23h30 – R$ 50) 28 – Carlos Dafé & Banda Real Dance – Participação: Gerson King Combo (19h30 – R$ 50) 29 – Lee Santos (19h30 – R$ 50) 31 – Marina Lima (19h30 – R$ 120)

Vivo Rio 24 – Peppino Di Capri 25 – Festa Boho: Jorge Benjor 31 – Lenine

Theatro Net Rio 20 – Soraya Ravenle & Harmonitango (21h – R$ 110 plateia, R$ 80 balcão) 21 – Joyce Cândido (21h – R$ 80 plateia, R$ 60 balcão) 22 – Tiê (21h – R$ 110 plateia, R$ 80 balcão) 29 – Maria Gadú & Pohlmann (21h – R$ 150 plateia, R$ 100 balcão)

Audio Rebel (Botafogo) 18 – Stereophant / Eixo Nacional / Hover (18h – R$ 10) 19 – Estopim Carioca: Chacal (SP) / Arc Over (MG) / Acionistas Vienenses (SP) / Dissonância (17h – R$ ?) 22 – Romulo Froés (20h – R$ ?)

Casa da Matriz 21 – Matriz Live Sessions: Edição 100 – Bandas a confirmar (21h – R$ 10 lista amiga, R$ 15 sem) 28 – Matriz Live Sessions: Rvox / Ruivo, Urso & Mogli (21h – R$ 10 lista amiga, R$ sem)

Espaço Cultural Sérgio Porto (Humaitá) 23 – Phill Veras (20h30 – R$ 30) 24 – Nuria Mallena (20h30 – R$ 20) 25 – Ana Kucera (20h – R$ 30) 26 – Natasha Llerena (20h30 – R$ 20) 29 – Lia Sabugosa (20h30 – R$ 30) 31 – Fuzzcas (20h – R$ 20)

Oi Futuro (Ipanema) 21 – A.Nota: Matheus Von Kruger (21h – R$ 20) 22 – Antônio Cícero: o que é poesia? (palestra-show) (19h30 – grátis) 23 – A.Nota: Lucas Santtana (21h – R$ 20) 24 e 25 – Levada Oi Futuro: Donatinho (21h – R$ 20)

Miranda 24 – Marjorie Estiano 25 – Samantha Schmütz & Brasov

Imperator 08, 15 e 22 – Mulheres de Zeca: Tia Surica, Dorina, Nilze Carvalho, Dayse do Banjo, Renata Jambeiro, Janaína Moreno, Bia Aparecida (21h – R$ 20) 24 – Mariene de Castro (21h – R$ 60) 25 - Erasmo Carlos (21h - R$ 50 pista, R$ 70 cadeira) 30 – Imperator Novo Rock: Kita / Hover (20h – R$ 4)

Circuito SESC 21 – Ginástico: Alice Caymmi (19h – R$ 10) 21 e 22 – Copacabana: Jorge Caetano (20h30 - R$ 20) 23 – Tijuca: Tulipa Ruiz (20h – R$ 10) 23 – Ramos: Marcelo Jeneci (20h – R$ 10) 24 – Tijuca: Kassin & Gabriel Muzak (20h – R$ 10) 24 – Ramos: Silvia Machete (20h – R$ 10) 24 – São João de Meriti: Zélia Duncan (20h30 – R$ 10) 24 – Nova Iguaçu: A Harpista e O Roqueiro – Cristina Braga & Dado Villa-Lobos (20h – R$ 10) 25 – Madureira: Adriana Calcanhotto (20h – R$ 10) 25 – Niterói: Tony Tornado (16h – grátis) 25 – Engenho de Dentro: Engenhoca – Festival de Bandas (18h – grátis) 25 – Tijuca: Geringonça: Antônio Nóbrega (17h – grátis) 28 – Ginástico: MPB-4 (19h – R$ 10) 29 – Tijuca: Sérgio Britto (20h – R$ 10) 31 – Tijuca: Baia Canta Raul (20h – R$ 10) 31 – Madureira: Pato Fu (21h – R$ 10) 31 – Nova Iguaçu: Marcelo Jeneci (20h – R$ 10)

Circuito SESI 22 – Centro: Maria Gadú (19h30 – R$ 30) 27 – Jacarepaguá: Palco MPB: Danni Carlos (20h – grátis) 29 – Centro: Temporada de Música Clássica: Quarteto a Priori (12h30 – R$ 2)

MIXX: 25 – Sintonia Carioca: Gabriel O Pensador / DJ Bruno Vinelli / DJ Flávia Xexeo / DJ Tucho / Plug and Play - Clube Vale Encantado / Alto da Boa Vista (22h – R$ 40 2º. Lote, R$ 50 3º. Lote) 26 – Banda Luzeiro Convida Fanfarrada – Praça de Sepetiba (16h – grátis)

MARATONA STAR WARS: Os seis episódios serão exibidos em outubro em São Paulo e no Rio de Janeiro – Os fãs de Star Wars podem comemorar. Entre os dias 21 e 26 de outubro o Cinemark Eldorado (SP) e o Cinemark Downtown (RJ) irão exibir com exclusividade a Maratona de Filmes Star Wars. Será sempre uma sessão por dia apresentando, em ordem cronológica: Episódio I: A Ameaça Fantasma, Episódio II: Ataque dos Clones, Episódio III: A Vingança dos Sith, Episódio IV: Uma Nova Esperança, Episódio V: O Império Contra-Ataca e Episódio VI: O Retorno de Jedi. Os fãs terão um motivo extra para rever os filmes no cinema: quem comprar ingressos para todas as sessões ganhará uma camiseta exclusiva comemorativa da maratona. A entrega da camiseta acontecerá no último dia da maratona, 26/10, após o término da sessão. Será obrigatória a apresentação dos ingressos de todos os filmes (comprados na bilheteria ou por internet). SESSÕES SEMPRE AS 20H30.

MOSTRA POLISONORIDADES: Programação (CENTRO CULTURAL CORREIOS) 23 de outubro (quinta-feira) 15h - Os Advogados contra a Ditadura - Por uma Questão de Justiça 17h30 - Dossiê Jango Debatedores: Paulo Henrique Fontenelle, Silvio Tendler e João Batista Damasceno. Mediação: Marcelo Janot. 24 de outubro (sexta-feira) 15h - Em Busca de um Lugar Comum 17h30 - Cidade de Deus - 10 Anos Depois Debatedores: Cavi Borges e Luciano Vidigal. Mediação: Daniela Broitman. 25 de outubro (sábado) 15h - Setenta 17h30 - Democracia em Preto e Branco Debatedores: Emília Silveira e Pedro Asbeg. Mediação: Átila Roque.

RON ENGLISH: A CAIXA Cultural RJ apresenta, de 21 de outubro a 21 de dezembro, a exposição inédita Ron English - Do estúdio para a rua, com 110 obras do artista contemporâneo que definiu seu estilo como POPaganda. Misturando referências do cenário pop, da história da arte, da propaganda, dos quadrinhos e da música, a mostra expõe pôsteres, quadros, murais e fotografias do americano. Em paralelo à mostra, será exibido o documentário POPaganda: The Art and Crimes of Ron English, dirigido pelo espanhol Pedro Carvajal. O filme exibe o processo criativo do artista e mostra como são instaladas suas obras em outdoors não autorizados. O documentário explora, também, a paixão de Ron English em fazer com que as pessoas pensem mais sobre a relação entre a sociedade e o consumo. de terça a domingo. de 9 as 21h. gratis!

(colaborou @DonnieDarko73);

Blog Archive

Buscar

Loading...

About Me

tom leão
Vanuatu
amigo dos amigos, amante de música, cinema, boa comida, de pedaladas e caminhadas
View my complete profile
Powered by Blogger.

Followers